Artigos

Figuras notáveis XII

Laurentino Veiga 09/03/2024
Figuras notáveis XII
Laurentino Veiga

Quem vive para educar deve crer na vida. Eu creio na vida, apesar da morte. A morte não é a contradição da vida. A morte é a passagem de uma vida para outra vida. A vida daqui deve ser vivida na perspectiva da outra vida. Tanto na vida daqui quanto na outra vida, sempre estou com Deus e em Deus. A vida daqui com Deus e em Deus é vida no tempo. A outra vida com Deus e em Deus é vida fora do tempo. É a eternidade com Deus e em Deus. Nasci. Comecei a viver. Jamais deixarei de viver. Quando comecei a viver, viverei para sempre com Deus e em Deus - Professor José Damasceno Lima (26.01.1931 - 26.02.2024). Homem de Deus e em Deus. Viveu 93 profícuos anos a serviço da Educação do Estado de Alagoas, UFAL e CESMAC.

Bacharel e Licenciado em Filosofia - PUC/Rio Grande do Sul; Bacharel e Licenciado em Filosofia, Universidade Federal de Alagoas; Teologia, Seminário Central, São Leopoldo/RS; Curso de Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais, Fundação Getúlio Vargas; Filosofia, Seminário Metropolitano Nossa Senhora da Assunção, Maceió; Curso de Pastoral Rural, Pamplona, Espanha, 1964; Curso de Especialização em Sociologia, CISC, Roma, 1964; Bacharel em Direito pela UFAL; Curso de Atualização de Sociologia, Secretaria do Estado, Washington; Curso de Atualização em Administração Universitária, Albany, Nova York; Curso de Especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais, Fundação Getúlio Vargas, 1974.

Com essa densidade científica, Professor José Damasceno Lima exercera as funções de Professor Adjunto da UFAL; Diretor Canônico do Semanário Maior de Maceió; Catedrático de Filosofia e Sociologia da Educação do Estado de Alagoas; Professor do Centro Universitário CESMAC; Pró-Reitor para Assuntos Acadêmicos da UFAL; Vice-Presidente da Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL); Vice-Diretor do Centro Universitário CESMAC; Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Estado de Alagoas; Secretário da Federação dos Sindicatos dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Estado de Alagoas.

Com o passamento prematuro do Padre Teófanes, fundador da FEJAL, Professor Damasceno assumiu o comando-geral do CESMAC como um todo. Dele, recebi o convite para lecionar Economia no Curso de Férias do CESMAC. Ao término, fui ao seu Gabinete, agradecê-lo. Falou assim: “Acabei de criar o Curso de Economia no CESMAC. Você está apto a lecionar três disciplinas: Ética Profissional, Economia do Setor Público, bem como Formação Econômica do Brasil. Dei aula da disciplina Economia do Setor Público, assistida por ele. Falou: “Tá aprovado Laurentino Veiga”.