Alagoas
Projeto Respirar assegura cirurgia em bebê internado no Hospital da Mulher
Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde
(Sesau), em parceria com a Secretaria da Primeira Infância (Cria), o Projeto
Respirar vem beneficiando crianças que precisam de diagnóstico e tratamento por
obstruções nas vias respiratórias. Este era o caso da bebê Lívia Emanuelly, de
apenas dois meses, que passou por uma cirurgia respiratória nesta sexta-feira (23),
no Hospital da Mulher (HM), em Maceió.
O cirurgião torácico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Wander Mattos Cardoso, explicou que a cirurgia foi feita no primeiro Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas do Estado, inaugurado no HM em janeiro deste ano. Ele integra o Projeto Respirar, que conta com o atendimento de equipe multidisciplinar para crianças que, por alguma alteração ou complicações decorrentes de outras patologias, precisaram realizar uma traqueostomia.
“Iniciamos o Projeto Respirar aqui na UTI do Hospital da Mulher, trazendo com isso muita tecnologia. Estreamos o uso de um ventilador não invasivo de alto fluxo. Essa bebê nasceu com uma paralisia de prega vocal. Para que uma pessoa respire adequadamente, as pregas vocais precisam ter o movimento de adução e abdução, abrindo e fechando. No caso dessa paciente, ela fica fechando o local por onde passa o ar. O nosso objetivo foi fazer uma lateralização, puxando essa prega vocal para um dos lados e, com isso, dar a ela diâmetro respiratório, explicou o médico.
Carla Vitória da Silva Barros, mãe da pequena Emanuelly, relatou que deseja ver a filha respirando adequadamente e crescendo com saúde. “Minha filha nasceu com paralisia na corda vocal. Confio muito no doutor Wander e sua equipe e também no Hospital da Mulher. Agradeço muito ao Programa Respirar por estar dando uma nova chance a minha filha, possibilitando mudar a sua história de vida”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e o Projeto Respirar representam um marco na história da saúde alagoana.
“A Sesau está realmente empenhada em fazer o melhor para todos os alagoanos. O impacto que esses projetos terão sobre essas crianças e seus familiares são fundamentais para um tratamento mais humanizado. Esperamos, com isso, que todas as crianças que necessitem de diagnóstico e tratamento para as vias áreas recebam uma assistência de qualidade”, destacou.
Para ter acesso ao Projeto Respirar, a criança que estiver fora de uma unidade de saúde deve ser encaminhada pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). As que estão em um dos hospitais mantidos pelo Governo de Alagoas podem receber o atendimento quando apresentarem o perfil indicado.
Mais lidas
-
1GOVERNO DE ALAGOAS
Com investimentos de R$ 32 milhões, Paulo Dantas autoriza construção do aeroporto de Penedo
-
2EMBAIXADA DO BRASIL
Brasileira cai durante trilha a vulcão e aguarda resgate na Indonésia
-
3NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
4ARAPIRACA
Imagens de câmera de segurança mostram comerciante envolvido em confusão horas antes de ser assassinado
-
5ASSASSINATO
Polícia divulga imagens de suspeito de matar adolescente com 51 facadas em Rio Largo