Cidades
Tornado em Estrela de Alagoas: comunidade fica em pânico com fenômeno da natureza; vídeo

Em um evento surpreendente, um pequeno tornado atingiu a cidade de Estrela de Alagoas, causando destruição significativa e pânico entre os moradores da zona rural próximo ao Serrote do Vento. O fenômeno, pouco comum na região, danificou moradias e estruturas, deixando a comunidade local em estado de alerta.
O tornado, que ocorreu na tarde de hoje (22), foi rápido, mas intenso, arrancando telhados, derrubando árvores e deixando marcas profundas nas áreas afetadas. Apesar do susto e dos danos materiais, não foram registradas vítimas fatais, um alívio em meio ao caos.
As autoridades locais já estão mobilizadas para oferecer suporte e assistência às famílias atingidas.
Confira os vídeos ao final desta matéria que capturam o poder do tornado em Estrela de Alagoas. Estas imagens servem como um testemunho do evento provocado e imposto pela natureza.
SEMARH explica fenômeno
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) esclareceu que a ocorrência é o que se denomina de célula funil, que acontece em nuvens convectivas.
"O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico", informou a Semarh.
O Vórtice Ciclonico em Altos Níveis, é, de acordo com a Semarh, um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande