Internacional
Míssil nuclear britânico falha durante teste na costa da Flórida, nos EUA
Um míssil do sistema britânico de dissuasão nuclear, Trident, foi disparado por erro durante um teste, caindo posteriormente no oceano perto da costa da Flórida, nos Estados Unidos. O projétil foi lançado no mês anterior por um submarino nuclear do Reino Unido, segundo informou a mídia local nesta quarta-feira, 21.
De acordo com fontes do Ministério da Defesa do Reino Unido, a ocorrência da "anomalia" durante o teste envolveu o HMS Vanguard. Contudo, as autoridades afirmaram que o sistema de dissuasão nuclear da Grã-Bretanha "permanece seguro, protegido e eficaz".
Durante procedimentos de rotina, os mísseis utilizados por este tipo de submarinos muitas vezes são carregados com ogivas nucleares, embora não estejam configurados para lançamentos de teste.
Segundo as fontes militares citadas pela mídia local, a falha do míssil parece estar relacionada à natureza do próprio lançamento de teste.
O incidente, que teria ocorrido em 30 de janeiro, foi inicialmente divulgado pelo jornal The Sun, que também disse que o secretário de Defesa, Grant Shapps, estava a bordo do submarino durante o contratempo.
Um problema semelhante ocorreu em 2016, quando outro míssil Trident da frota de armas nucleares da Marinha Real Britânica foi lançado por equívoco durante um teste.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios