Cidades
Arapiraca fortalece a rede de proteção para a juventude


Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
A construção de novas escolas, centros de educação infantil (creches) e espaços para a prática de atividades esportivas e culturais faz o município de Arapiraca avançar em sua rede de proteção à juventude.
Somente no ano passado, a gestão do prefeito Luciano Barbosa entregou 12 unidades de ensino e 15 ginásios poliesportivos, além de quadras e campos de futebol society na cidade e em bairros periféricos.
Outras ações como a construção de espaços de convívio urbano promovem encontros familiares e a interação entre os moradores e o lazer de crianças, adultos e idosos em diferentes pontos da cidade e povoados.
Já foram entregues áreas de convívio social nos bairros Massaranduba/Bonsucesso, Arnon de Mello, Canafístula, Baixa Grande, Primavera, Brasília, Novo Horizonte, Itapoã e em comunidades rurais, a exemplo da Praça do Pau d’Arco.
Em janeiro deste ano foram empossados os novos representantes do Conselho Municipal de Juventude de Arapiraca. A função do órgão consultivo e deliberativo é formular, coordenar e promover políticas e diretrizes para os jovens arapiraquenses com idade entre 15 e 29 anos.
O Conselho é formado por representantes da sociedade civil (entidades ligadas à juventude) e do Poder Público, que representam as secretarias municipais de Arapiraca.
Além disso, por meio do Programa Viver Melhor, as comunidades com maior vulnerabilidade social continuam recebendo atenção especial do poder público.
Escutas nas comunidades
As ações também contam com o apoio do Ministério Público Estadual (MP/AL), Defensoria Pública Estadual, Sesc/AL, Senac/AL, universidades, igrejas e associações de moradores.
Segundo revela a coordenadora do programa, professora Ana Valéria Peixoto, desde o início das ações, no ano de 2021, estão sendo realizadas visitas periódicas em 18 comunidades selecionadas com base nos indicadores e áreas de interesse social.
Ela conta que são feitas escutas nas comunidades, ouvindo as crianças, adolescentes, adultos e idosos.
“Também fazemos essa interlocução, esse diálogo com as unidades de saúde, creches, escolas e CRAS. As visitas das equipes permitem um diagnóstico mais preciso das necessidades de cada bairro e localidade. E acompanhamos a execução dos serviços. A determinação do prefeito Luciano Barbosa é de que as políticas públicas cheguem até as famílias que mais precisam, para que Arapiraca, no seu centenário, seja uma cidade mais justa, inclusiva e para todos”, reforça Ana Valéria Peixoto.

Mais lidas
-
1POLÊMICA
Dançarina da equipe de Zezé Di Camargo causa revolta ao chamar comida nordestina de “lavagem”
-
2ASSASSINATO
Empresário Marcelo Dantas é assassinado em Coruripe
-
3PALMEIRA DE LUTO
Luto na Medicina: Morre o cardiologista Dr. José Cícero Cavalcante, referência em Palmeira dos Índios
-
4
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
5FLAGRANTE
Polícia prende dono de bar por tráfico de drogas em Palmeira dos Índios