Artigos
Figuras notáveis IX

Com as dificuldades não se pactuam: ou nós as vencemos ou elas nos vencem - Médica-intelectual Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça. Nasceu na bela Maceió, graduou-se em Medicina pela UFAL (1977), clinicou no Hospital de Base do Distrito Federal (1979), no Hospital da Lagoa do Rio de Janeiro (1988-89), especializou-se em Gastroenterologia-Endoscopia pelo Hospital Clinic I Provincial de Barcelona, Espanha (1997). Médica Assistente do mesmo Hospital, Professor convidado da Universidade de Brasília (UNB), Aula ministrada na disciplina de Patologia Clínica em Curso de Extensão (1996).
Fora aprovada nos concursos públicos: Fundação Hospitalar do Distrito Federal (1980), Câmara dos Deputados - DF (1995), Programa de Saúde em Casa, Brasília (1997). Médica da Fundação Hospitalar do DF (1980-82), do Hospital da Agro-Indústria do Açúcar e de Álcool de Alagoas (1985-1991). Exerceu a profissão em Maceió (1984-90), em Brasília (1991-98), Diretora da Unidade de Saúde I, Benedito Bentes (2000).
Na qualidade intelectual, apresentou trabalhos científicos de Síndrome de Zoolinger Ellisson na Infância, Jornal Brasileiro de Medicina (1990), “Doença de Mènétrier - Caso Clínico (1989), “Úlceras Duodenais Gigantes (1990), Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva (1997). Publicou o livro Machado de Assis: memórias de um frasista (1995), pela EDUFAL. Inclusive, fiz comentários sobre a obra no extinto Jornal de Alagoas. Conheci-a no IHGA. Lá, fiz questão de abordá-la a respeito de suas atividades literárias.
Publicou, também, Pequeno Dicionário de Gastroenterologia de Brasília (1993-94). Casada com o então Deputado Mendonça Neto, dessa união nasceram os rebentos: Carlos Eduardo e Clarissa. Exerceu, ainda, o cargo de secretária da Sociedade de Gastroenterologia - Brasília (1993-94). Exercera a presidência da aludida Sociedade (1995-96).
Filha do saudoso Deputado Estadual Rubens Canuto. Irmã da dinâmica Deputada Federal Fátima Canuto. Provando, assim, que ambas honram a memória de seu saudoso genitor. Merece, pois, a médica Ângela Canuto integrar a série Figuras notáveis que estou a escrever na Imprensa Alagoana.
Por fim, acrescentaria que a mencionada médica destaca-se nos meios acadêmicos, bem como na área médica pela sua atuação em prol da sociedade alagoana, e, porque não dizer, nacional. Inteligente, educada com à minha singular pessoa. Ambas irmãs marcam suas presenças no contexto social alagoano.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda