Internacional

Taiwan detecta oito balões chineses pelo segundo dia seguido, diz Ministério da Defesa

Cinco deles sobrevoaram a ilha; mesma quantidade foi registrada na sexta-feira, no maior avistamento desde dezembro

Agência O Globo - 11/02/2024
Taiwan detecta oito balões chineses pelo segundo dia seguido, diz Ministério da Defesa

Oito balões chineses foram detectados em torno de Taiwan pelo segundo dia consecutivo, sendo que cinco deles sobrevoaram a ilha, informou o Ministério da Defesa de Taiwan neste domingo. A pasta afirmou que os balões foram avistados no sábado, primeiro dia do feriado do Ano Novo Lunar, a uma altitude de 12.000 a 35.000 pés.

O retorno do balão espião: número de objetos sobrevoando Taiwan cresceu às vésperas das eleições na ilha

Veja mais: Senado dos EUA barra pacote migratório e de ajuda militar a Ucrânia, Israel e Taiwan

Um dos cinco balões que voaram diretamente sobre a ilha passou de raspão pela extremidade norte, de acordo com um mapa divulgado pelo ministério. Na sexta-feira também foram detectados oito balões, o maior número desde dezembro, quando o ministério começou a divulgar regularmente informações sobre esses dispositivos.

A China considera Taiwan parte do seu território e não descarta o uso da força para recuperar o controle da ilha. Pequim intensificou a pressão militar nos últimos anos, enviando caças e navios de guerra pela ilha quase diariamente, e cada vez mais balões sobrevoam o território taiwanês.

Em Fevereiro do ano passado, os militares de Taiwan alertaram as autoridades da aviação depois de avistarem um balão flutuando no espaço aéreo da ilha, mas não disseram de onde veio o balão nem forneceram uma localização detalhada.

Últimos avistamentos

Os últimos avistamentos de balões ocorreram após as eleições presidenciais de Taiwan no mês passado, que foram vencidas por Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, no poder, que Pequim considera um “separatista”. Poucos dias antes do pelito, o aumento no número de balões chineses sobrevoando a região chegou a chamar a atenção do ministério.

A China alertou antes da votação que uma vitória de Lai traria “guerra e declínio” para Taiwan. No entanto, não enviou um grande contingente de aviões de guerra e navios de guerra logo após as eleições. Desde a votação, as maiores incursões incluíram 33 aviões de guerra chineses detectados em torno de Taiwan, segundo Taipei.

Os taiwaneses estão acostumados com os voos militares chineses perto da ilha, e as notícias sobre os balões geralmente são recebidas com calma, se não com indiferença. No entanto, os voos podem fazer parte das táticas de "zona cinzenta" que a China usa para alertar Taiwan sobre sua força militar, sem entrar em um confronto aberto.