Variedades
Músico japonês foi um dos principais maestros de sua geração

O maestro japonês Seiji Ozawa, que regeu as orquestras de maior prestígio do mundo durante sua longa carreira, morreu em 6 de fevereiro, em Tóquio, aos 88 anos. O canal público NHK informou que Ozawa foi vítima de insuficiência cardíaca.
De acordo com o jornal The New York Times, ele teve problemas de saúde recentemente e não havia se recuperado totalmente de uma cirurgia de câncer de esôfago, feita em 2010. O maestro também teria problemas de coluna, que se agravaram durante a recuperação, e, nos últimos anos, foi internado com uma doença na válvula cardíaca.
Ozawa atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos, onde dirigiu durante 29 anos a Sinfônica de Boston, sendo aclamado por suas gravações, em especial as de obras de Tchaikovski, Mahler e Ravel.
O maestro trabalhou também com a Filarmônica de Nova York, a Sinfônica de São Francisco e a Sinfônica de Toronto. Na Europa, atuou como regente convidado de orquestras como as reconhecidas Filarmônica de Berlim e Filarmônica de Viena. De 2002 a 2010, foi o diretor musical da Ópera Estatal de Viena.
No Japão, fundou a Orquestra Saito Kinen, primeiro grupo japonês a conseguir fama internacional. Também criou um festival que reúne músicos de todo o mundo.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
5RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin