Esportes

Giovanna Waksman marca pela seleção e chega a 85 gols em 43 jogos na temporada

Cria do Botafogo tem se destacado nos Estados Unidos e marcous os seus primeiros gols pelo Brasil no Torneio de Algarve

Agência O Globo - 07/02/2024
Giovanna Waksman marca pela seleção e chega a 85 gols em 43 jogos na temporada

Fenômeno do futebol feminino, a jovem Giovanna Waksman vem se destacando nos Estados Unidos e surpreendendo a todos com seu desempenho. A prova disso é que nesta temporada, até aqui, a cria do Botafogo balançou as redes 85 vezes em 43 jogos, contando com os seus primeiros gols marcados pela seleção brasileira feminina, no Torneio de Algarve.

Em dezembro do ano passado, quando a temporada americana parou para as férias, Giovanna tinha marcado 76 gols e dado 31 assistências em apenas 38 jogos. Já em 2024, a jovem que está perto de completar 15 anos entrou em campo cinco vezes — sendo três pela seleção brasileira sub17 — e marcou nove gols — dois pelo Brasil.

Giovanna foi para os Estados Unidos para estudar na "The Pine School", escola privada da Flórida reconhecida por aliar o alto nível acadêmico com o desempenho esportivo. Além de jogar na equipe do colégio, Giovanna também será a estrela da "Botafogo Academy", uma rede de escolinhas que John Textor, dono da SAF alvinegra, planeja inaugurar no estado americano.

A ideia de levar Giovanna para os Estados Unidos partiu de John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo. Desde que assumiu o clube, o empresário acompanhou de perto a trajetória da jovem promessa no clube carioca. Como o alvinegro não tem um time da categoria dela no futebol feminino, a jogadora participava de competições mistas, onde só havia ela de menina, com o time sub-13 masculino.