Internacional

Homens armados matam nove paquistaneses no Irã

Agência O Globo - 27/01/2024
Homens armados matam nove paquistaneses no Irã
Homens armados matam nove paquistaneses no Irã - Foto: reprodução

Homens armados mataram nove paquistaneses neste sábado, no sudeste do Irã, perto da fronteira entre os dois países. O incidente foi divulgado por autoridades paquistanesas e ocorreu apenas uma semana depois que essas nações vizinhas se bombardearam.

“De acordo com testemunhas, homens armados mataram nove não-iranianos numa casa perto da cidade de Saravan”, na província do Sistão e Baluchistão, informou a agência iraniana Mehr.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu pela manhã, segundo Mehr.

O Irã e o Paquistão acusam-se frequentemente de permitir que grupos rebeldes operem em ambos os lados da fronteira. Em uma publicação no X (antigo Twitter), o embaixador do Paquistão no Irã, Muhamad Mudassir Tipu, que foi recebido no sábado pelo presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse estar “muito chocado com o horrível assassinato de nove paquistaneses em Saravan”.

No dia 16 de janeiro, o Irã atacou um grupo “terrorista” em solo paquistanês com mísseis e drones. O Paquistão respondeu bombardeando outros grupos insurgentes no território iraniano. Ambos os ataques deixaram um total de 11 mortos, a maioria mulheres e crianças, segundo as autoridades.

Os bombardeios também desencadearam uma breve crise diplomática, na qual o Paquistão retirou seu embaixador em Teerã e anunciou que o embaixador iraniano não poderia regressar a Islamabad após sua breve visita ao país natal.

No entanto, os dois países anunciaram em 22 de janeiro que haviam restabelecido as relações. Os ataques causaram preocupação na comunidade internacional, já inquieta com a tensão no Oriente Médio devido à guerra entre o movimento islâmico Hamas e Israel na Faixa de Gaza.