Internacional

'Realeza do tráfico': como era o vínculo secreto entre Pablo Escobar e Griselda Blanco, tema de minissérie

Relação entre dois dos mais famosos narcotraficantes era ambígua, com especulações de romance e rivalidade

Agência O Globo - 27/01/2024
'Realeza do tráfico': como era o vínculo secreto entre Pablo Escobar e Griselda Blanco, tema de minissérie
Griselda Blanco - Foto: reprodução

"O único homem que eu temi em minha vida foi uma mulher chamada Griselda Blanco", são as palavras com as quais começa a nova série da Netflix, 'Griselda', que relata a vida da narcotraficante colombiana que construiu um império de drogas nos Estados Unidos durante os anos 70 e 80.

Mundo: Mãe é presa por deixar filho de 2 anos vestido apenas com fralda durante tempestade de inverno nos EUA

'Cachorro surfista': conheça Efruz, o cão peruano que pega onda

Esta frase foi dita - supostamente - por Pablo Escobar Gaviria, que ficou tristemente conhecido também por distribuir cocaína em sua Colômbia natal. Diante das semelhanças que compartilham, muitos se perguntam qual foi a verdadeira relação entre eles.

Com a premissa de contar a vida de alguns personagens populares na cultura de alguns países, as plataformas de streaming se dedicaram às produções audiovisuais com esse tema. Até o momento, Pablo Escobar era uma das figuras sobre as quais essas narrativas eram realizadas, sendo considerado o "rei da cocaína" que ultrapassou as fronteiras de sua Colômbia natal. No entanto, agora, o nome de Griselda Blanco ressoa fora da América Latina, e sua vida foi levada à tela pequena pela atriz Sofía Vergara.

Aos 27 anos, Blanco deixou a Colômbia e partiu para os Estados Unidos devido a problemas com seu marido, Alberto Bravo. Lá, ela começou no tráfico de drogas e elaborou rotas adequadas para transportar as substâncias nas fronteiras. Ela foi apelidada de "a rainha da cocaína".

Sua história tem alguns pontos em comum com a de Escobar. No entanto, a ela é atribuído o impulso de certos negócios violentos para alcançar seus objetivos. Griselda conduzia seus negócios com base em Miami, enquanto ele atuava em Medellín. Apesar da distância, a rivalidade entre eles não demorou a surgir.

Embora as teorias sobre a relação entre os considerados chefes narcotraficantes mais conhecidos sejam diversas - algumas apontam para um romance -, o confronto pode ser a explicação mais viável devido à semelhança em seus negócios.

Conforme relatado pela revista Semana, Escobar teria utilizado as rotas traçadas por Griselda para o transporte de cocaína para os Estados Unidos. O que começou como um reconhecimento por seu trabalho terminou em um longo confronto com mortes de ambos os lados, situação que alimentou a criação de máfias.

Também estão presentes as "inovações" de Blanco nesse aspecto, pois ela conseguiu que as chamadas "mulas", responsáveis pelo transporte de substâncias ilícitas, não fossem capturadas, ao fazer com que elas colocassem a droga na roupa íntima para passar despercebida nos controles policiais nas fronteiras.

O fato é que esses dois criminosos foram a principal razão para a criação da Administração de Controle de Drogas (DEA) nos Estados Unidos, que tinha como foco principal prender os dois colombianos que forneciam drogas ao país.

Conseguiram com Escobar, pois, após anos de perseguição, ele foi encontrado pelas autoridades em 2 de dezembro de 1993 e, após uma perseguição, foi abatido. Griselda, por sua vez, morreu em 2012, assassinada por sicários, uma modalidade que é atribuída a uma das criações mafiosas que ela realizou.