Brasil

PF faz operação contra vazamento de provas do Enem

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra um investigado que mora no município cearense de Sobral

Agência O Globo - 24/01/2024
PF faz operação contra vazamento de provas do Enem
Pf - Foto: reprodução- agência Brasil

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira uma operação contra suspeitos de vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Agentes da corporação cumprem mandados de busca e apreensão contra um investigado que mora no município cearense de Sobral.

A ordem judicial foi deferida pela Justiça Federal em Sobral, no Ceará. "Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por um investigado em Sobral/CE", informou a Polícia Federal, por meio de nota.

De acordo com a corporação, o vazamento começou a ser investigado após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas. Os agentes descobriram que um suspeito residente em Sobral teria vazado a prova de redação.

"Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame", afirma a PF, em comunicado à imprensa.

O morador de Sobral, que não teve a identidade revelada, é investigado por suspeita de crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.

A operação foi denominada "Limite Virtual". A escolha do nome "busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais".

Vazamento da prova

Os candidatos fizeram a redação do Enem 2023 no primeiro dia de prova, em 5 de novembro do ano passado. Na ocasião, o Inep acionou a Polícia Federal depois que cópias do exame passaram a circular nas redes sociais antes do horário permitido para os estudantes saírem com os cadernos de prova.

Nesta mesma data a Polícia Federal já havia identificado oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões do Enem 2023 durante a aplicação do primeiro domingo, aplicadas em 5 de novembro.

No entanto, os organizadores do exame sustentaram que não havia nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação. Segundo o Inep informou à época, as imagens passaram a circular depois que o exame havia começado a ser aplicado.

A redação do Enem 2023 teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Ao todo, 60 alunos obtiveram nota máxima na redação, conforme os resultados do exame divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação. O resultado representa um aumento de 233% em relação ao Enem 2022, quando apenas 18 participantes gabaritaram a redação. O texto discursivo, que vale de 0 a 1.000, pode ser decisivo para o acúmulo de pontos necessários para o ingresso no ensino superior.