Internacional
Lula encontra Mauro Vieira em meio à onda de violência no Equador
Itamaraty investiga denúncia de sequestro de brasileiro no Equador. País vive um estado de exceção após líder de facção fugir da prisão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ex-chanceler Celso Amorim, no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira. O encontro não consta na agenda oficial do presidente e acontece em meio a uma crise no Equador.
A onda de violência no país começou após o criminoso José Adolfo Macías, o Fito, fugir da prisão na última segunda-feira, 8. Fito é chefe da "Los Choneros", uma das maiores facções do Equador.
Até a noite de terça, a imprensa equatoriana contabilizava oito mortes e dois feridos. Em apenas 48 horas, o governo decretou um estado de exceção, sete policiais foram sequestrados, tumultos foram registrados em presídios e houve ataques com explosivos nas ruas.
Na terça-feira, após a fuga de outro líder do narcotráfico e a invasão de um estúdio de TV e de uma universidade por homens armados, o presidente Daniel Noboa emitiu um decreto para declarar Conflito Armado Interno em nível nacional, ordenando às forças militares que neutralizem as organizações criminosas envolvidas com o narcotráfico.
Além disso, um brasileiro foi sequestrado. Thiago Allan Freitas, de 38 anos, mora no Equador há três anos. Segundo o Itamaraty, as autoridades brasileiras estão em contato com a família de Thiago e apuram as "circunstâncias do ocorrido" junto às autoridades equatorianas.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem é flagrado praticando atos libidinosos e conduzido ao CISP em Palmeira dos Índios
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?