Brasil

Buscas, relatos, briga: o que se sabe sobre queda de passageiro de cruzeiro, em São Paulo

Segundo a Marinha, buscas pela vítima seguem; entenda detalhes do caso

Agência O Globo - 31/12/2023
Buscas, relatos, briga: o que se sabe sobre queda de passageiro de cruzeiro, em São Paulo
Foto: Divulgação/MSC Preziosa

As buscas pelo passageiro do cruzeiro MSC Preziosa que caiu no mar, da varanda de sua cabine, seguem por mais de 24 horas. A vítima segue desaparecida e o nome ainda não foi divulgado. O incidente ocorreu por volta da meia-noite e meia de sábado (30).

As buscas são realizadas pela marinha, com auxílio do Navio-Patrulha “Maracanã”. Segundo as autoridades, o trabalho teve início às 5h25min. O homem teria caído quando o navio estava a 40 km da Ilha de Alcatrazes, em São Sebastião. Veja a nota da Marinha:

"Salvamar Sul Sueste, estrutura orgânica de Busca e Salvamento (SAR), tomou conhecimento na manhã de hoje (30) que um passageiro do Navio MSC Preziosa teria caído ao mar, na região de mar aberto, a aproximadamente 40 km da Ilha de Alcatrazes, em São Sebastião. Imediatamente foi acionado o Navio-Patrulha (NPa) “Maracanã”, a serviço do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, que demandou ao local, a fim de realizar as buscas, com a maior brevidade possível."

A MSC Cruzeiros informou que "uma busca minuciosa foi realizada a bordo e foi confirmado que o hóspede saltou intencionalmente ao mar". Veja a nota da empresa:

"Dois barcos de apoio procuraram por várias horas, mas, apesar dos grandes esforços para localizar o hóspede, ele ainda não foi encontrado. O incidente foi relatado imediatamente às autoridades competentes, e a Guarda Costeira liberou o navio para prosseguir viagem", informou a MSC Cruzeiros.

O cantor Alexandre Pires, que se apresentaria à 1h da madrugada no cruzeiro, cancelou o show em respeito às buscas. Ele lamentou o ocorrido.

"Em respeito à vítima e aos trabalhos de resgate, conversamos com a organização e chegamos ao consenso da não realização do show", afirmou o artista, por meio de sua assessoria de imprensa, acrescentando que ainda não havia subido ao palco no momento da queda. "Nossa missão é levar alegria e promover a cultura por meio da música, o que não seria possível em razão do ocorrido. Peço desculpas aos fãs pelo cancelamento e a compreensão de todos com a decisão tomada por nós."

O cruzeiro, batizado de "Réveillon em Alto Mar", saiu do porto de Santos, no litoral paulista, neste sábado, e levava os passageiros para acompanhar a virada do ano no Rio de Janeiro. Trata-se do mesmo navio utilizado no cruzeiro do jogador Neymar, que terminou no sábado.

Relatos

Outros passageiros que também estão no navio, que passará a virada do ano em alto mar, falaram em suas redes sociais sobre o ocorrido e relaram como está o clima desde o acidente. Segundo os hóspedes, o homem teria caído do 15° andar do navio, da cabine em que estava. Confira relatos de famosos e outros hóspedes:

Felipe Theodoro, influenciador

"O casal estava discutindo e no meio da discussão, o cara pulou. Estava prestes a começar o show do Alexandre Pires e tocou a sirene três vezes, que é ‘homem em alto mar’. O navio parou: não tem show, não tem atração, não tem bebida, não tem nada, até achar uma pessoa que caiu no mar", relatou. Felipe explicou, ainda, que depois de um tempo, o navio seguiu viagem, e as buscas ficaram sob responsabilidade da guarda costeira e da marinha, que seguem com as buscas.

MC Gui e a mãe, Claudia Baronesa

"Estamos aqui esperando, navio parado, show parado, tudo parado", contou. "O negócio está tenso, está sério aqui. Sério e triste. Já faz mais de uma hora que o navio está parado [..] O Gui foi dormir, ele nem sabe o que tá acontecendo no navio [...] É uma noite de luto”, disse ela em publicação nos stories, em seu perfil no Instagram.

Em um dos vídeos, Baronesa conta que estava na expectativa de assistir ao show de seu "ídolo", Alexandre Pires. "O pessoal está indo dormir porque não podemos seguir [viagem]", escreveu a ex-participante do reality show Power Couple. Ela lamentou o cancelamento da apresentação, mas se solidarizou com o desaparecimento. "A festa que era para ser neon, e virou luto. Muito triste com a nossa primeira noite no navio e esse acontecimento. Nossa solidariedade à família dele", escreveu.

Brenda Wille, de 22 anos (Espírito Santo)

"A sirene do navio apitou três vezes e ninguém entendeu o que estava acontecendo. As músicas estavam rolando, era a noite da "festa do neon," e os Paralamas do Sucesso tinham acabado de tocar quando o alarme soou, por volta de 1h da manhã de hoje (sábado, 30). O Eri Johnson, que faz a abertura dos shows, apareceu no palco e explicou o que tinha acontecido. Disse que um casal havia discutido e que o homem se jogou do navio, do 15º andar da cabine em que ele estava.

O Eri pediu a compreensão de todos e falou que estavam procurando a pessoa. Os passageiros ficaram bem surpresos e passamos a observar os barcos fazendo o trabalho de busca. Eles pareciam escunas, com luz e tudo. Quando a guarda costeira chegou, liberaram o navio para seguir. Foram mais ou menos duas horas com parados em alto-mar até que o cruzeiro continuou.

A organização do cruzeiro interrompeu as músicas, fechou os bares e só quando o navio foi liberado é que reabriram a discoteca, por volta das 4h da manhã.

A manhã de hoje foi tranquila, a organização não falou mais nada sobre o ocorrido e a programação seguiu. Os passageiros até comentaram, mas já passou o assunto. Nos atrasamos um pouco para a chegada em Angra dos Reis (RJ), mas não ocorreram mais incidentes. Algumas pessoas ficaram sem entender porque parou o show (do Alexandre Pires). Chegaram a prometer uma apresentação dele às 14h, mas não aconteceu.

Ninguém sabe quem é a mulher do cara que se jogou, se ela ficou no navio ou se foi embora. Para mim foi uma surpresa, porque nunca esperamos isso em um navio para comemorar o réveillon né? Mas como nos mantiveram informados, foi tranquilo para os passageiros. E sinto muito pelo acontecimento."

Veja vídeos gravados por passageiros:

O evento

O cruzeiro Réveillon em Alto Mar saiu do Porto de Santos no último sábado (29) com a previsão de passar o ano-novo no Rio de Janeiro e visitar outros destinos, entre eles Búzios e Angra dos Reis. Com todas as cabines vendidas — inclusive as mais luxuosas, com varanda — o navio conta com uma extensa e eclética programação de shows, com mais dez artistas, além de Alexandre Pires, previstos para passar pelo palco, classificado pela empresa como o "maior palco flutuante do mundo".

Antes do ocorrido, se apresentaram no cruzeiro o grupo Paralamas do Sucesso e o músico Vini Netto. Nos próximos dias, estão previstas as apresentações de Wesley Safadão, Ana Clara, Ana Castela, Gustavo Mioto, Leo Santana, Xande de Pilares, Durval Lelys, entre outros artistas.

Além das apresentações, o MSC Preziosa tem outras opções de entretenimento à disposição dos passageiros, incluindo um luxuoso casino, um cinema 4D e um simulador de fórmula 1. Há também bares e lounges temáticos espalhados pelo navio e quatro espaços de piscinas e jacuzzis.

No "Ney em Alto Mar", o MSC Preziosa foi palco de polêmicas que repercutiram na web. A bordo, Neymar falou sobre comprar o Santos, time onde ganhou projeção, foi flagrado olhando a influenciadora Virgínia Fonseca dançando e ainda recebeu críticas por não dar atenção às crianças.