Internacional
Netanyahu descarta cessar-fogo definitivo em Gaza antes de 'eliminação do Hamas'
Um líder do grupo desembarcou nesta quarta-feira no Egito para negociações sobre novo acordo, que abrange um cessar-fogo em troca da libertação de reféns
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descartou nesta quarta-feira um cessar-fogo definitivo na guerra de Israel em Gaza contra o Hamas antes da "eliminação" do grupo terrorista. A declaração coincide com o desembarque do líder da organização, Ismail Haniyeh, no Egito para negociações sobre uma nova pausa nos combates em troca da libertação de reféns.
"Continuaremos a guerra até o fim. Ela continuará até a eliminação do Hamas, até a vitória. Aqueles que acham que vamos parar vivem desconectados da realidade", afirmou Netanyahu em um vídeo divulgado por seu gabinete, no X (antigo Twitter).
À AFP, um líder do Hamas afirmou que "um cessar-fogo total e uma retirada do Exército de ocupação israelense de Gaza são condições necessárias para qualquer troca" entre reféns israelenses e prisioneiros palestinos. Além disso, esta semana, o Conselho de Segurança da ONU debate um projeto de resolução para acelerar o envio de ajuda humanitária para Gaza.
O projeto de resolução inicial pedia um "cessar duradouro" das hostilidades, mas a votação foi adiada duas vezes. Agora, os membros do Conselho de Segurança buscam a fórmula adequada para evitar o veto dos Estados Unidos, principal aliado de Israel.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"