Internacional

Milhares de pessoas são deslocadas e uma está desaparecida após tempestade tropical nas Filipinas

Fenômeno atingiu o sul do país, provocando inundações e quedas de energia

Agência O Globo - 18/12/2023
Milhares de pessoas são deslocadas e uma está desaparecida após tempestade tropical nas Filipinas

Uma pessoa está desaparecida e outras milhares foram deslocadas, nesta segunda-feira, após a chegada da tempestade tropical Jelawat, nas Filipinas. O fenômeno começou a atingir a ilha de Mindanao, no sul do país, provocando inundações e quedas de energia.

Veja mais: Centenas de pessoas são retiradas de casa após inundações no Nordeste da Austrália

Veja vídeos: Tempestade e vendaval destroem área de embarque e fazem aviões girarem em aeroporto de Buenos Aires

A polícia de Manay, onde Jelawat atingiu a costa, informou que um homem desapareceu no rio Casaoman. A cidade costeira tem cerca de 40.000 habitantes. Segundo o policial Meliton Sango, a vítima que está desaparecida "ignorou os avisos e foi pegar cocos que estavam flutuando no rio"

— Achamos que ele foi levado pela correnteza — afirmou o policial.

Ao todo, 11.729 residentes foram deslocados das costas leste e norte de Mindanao antes da chegada da tempestade. As autoridades aconselharam as pessoas a se abrigarem em centros de emergência.

Submarino do Titanic: Seis meses após implosão do Titan, o que aconteceu até agora? Entenda

Os serviços meteorológicos esperam que o Jelawat atravesse o sul do país durante o dia, trazendo chuvas fortes, especialmente nas regiões montanhosas do interior. O fenômeno enfraqueceu depois de atingir a costa pela manhã, mas o risco de enchentes e deslizamentos permanecem.

Cerca de 20 tempestades e tufões atingem o arquipélago todos os anos, causando centenas de vítimas e grandes danos. Jelawat é a 11ª tempestade do ano, de acordo com os serviços meteorológicos.