Internacional

Irmãos brasileiros são presos na Espanha por vínculo com o Estado Islâmico

Guarda Civil espanhola informou que os dois homens, moradores de Málaga, compartilhariam propaganda do grupo terrorista pela internet, além de manuais com informações como fabricação de bombas

Agência O Globo - 29/11/2023
Irmãos brasileiros são presos na Espanha por vínculo com o Estado Islâmico

A Guarda Civil da Espanha prendeu dois irmãos brasileiros suspeitos de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), em Málaga. De acordo com as autoridades espanholas, os dois homens, que não tiveram as identidades reveladas, estavam em um processo de radicalização e utilizavam contas em redes sociais para difundir materiais de propaganda do grupo terrorista islâmico, incluindo manuais para a realização de atentados terroristas. As prisões foram anunciadas na segunda-feira.

'Reconhecimento a Putin': Hamas anuncia que libertará reféns russos

'Apenas sussurra': Refém do Hamas que fez aniversário de 9 anos em cativeiro teme fazer barulho em casa, diz pai

De acordo com a Guarda Civil, a investigação contou com a colaboração do FBI americano, que auxiliou na detecção, identificação e neutralização dos irmãos. A nota das autoridades espanholas também menciona ajuda da Polícia Federal do Brasil. Eles foram transferidos para Madri e estão a disposição das autoridades judiciais.

A operação dos irmãos envolvia o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens criptografadas para divulgação de material favorável ao Estado Islâmico. Entre o material encontrado com os dois, havia vídeos de atividades terroristas realizadas em diferentes lugares do mundo, além de manuais para confecção de bombas, de envenenamento, cibersegurança, hackeamento.

A nota das autoridades espanholas ainda aponta que, com a colaboração da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), foram encontrados vínculos dos brasileiros com outras pessoas detidas ou investigadas em outros países europeus por atividades jihadistas.