Esportes
Jornal espanhol chama atacante brasileiro de 'descendente de escravos' e recebe críticas: 'Racistas explícitos'
Igor Paixão, atacante do Feyenoord-HOL, enfrenta nesta terça-feira o Atletico de Madrid pela Champions League

Nesta terça-feira, às 17h (de Brasília), o Feyenoord, da Holanda, recebe o Atlético de Madrid pela quinta rodada da fase de grupos da Champions League. Um dos destaques da campanha do clube holandês, que ocupa a terceira colocação do Grupo E, é o atacante brasileiro Igor Paixão. Em uma matéria contando a história de vida do jogador, o jornal espanhol As o classificou como "o descendente de escravos que ameaça o Atleti", e recebeu uma série de críticas nas redes sociais.
Inicialmente, foram os espanhois que seguem a conta no X (ex-Twitter) do jornal e imediatamente reagiram à publicação. "Vocês estão em decadência total", escreveu um torcedor. "Tem como dar mais ASco em menos palavras?", questionou outro usuário, fazendo referência ao nome do veículo. "Por que usam uma manchete como essa para descrever a capacidade de fazer gol de um jogador de futebol? Depois dizem que Vinicius é mentiroso e que o campeonato espanhol não é racista. Espero que aquele 'descendente de escravos', como vocês o chamam, marque três gols contra o superestimado Atlético de Simeone", desabafou outro internauta.
Depois, a publicação chegou até os torcedores brasileiros, que fizeram questão de expressar sua indignação com o jornal. "São racistas explícitos mesmo", afirmou um torcedor. "Vocês são muito nojentos! Inacreditável!", publicou outro perfil brasileiro. As denúncias de racismo cometidas na Espanha contra jogadores brasileiros, no entanto, não são novidade. Atualmente, Vinícius Junior move um processo por ofensas racistas sofridas em partida do campeonato espanhol na última temporada.
Revelado pelo Coritiba, em 2019, Igor Paixão foi para o Feyenoord na temporada 2022/23. O atacante de 23 anos vive boa fase no clube, e ganhou a vaga de titular nesta temporada. No total, ele tem 55 partidas disputadas até agora, com 12 gols marcados e nove assistências.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5TRAGÉDIA
Alagoana recém-casada morre em acidente no Sertão de Pernambuco