Internacional

Guerra da Ucrânia: Kiev é alvo de 'grande ataque' de drones russos

Agência O Globo - 25/11/2023
Guerra da Ucrânia: Kiev é alvo de 'grande ataque' de drones russos

As tropas russas lançaram um grande ataque de drones contra Kiev na madrugada deste sábado, ferindo pelo menos duas pessoas, segundo autoridades ucranianas. Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, um imóvel residencial foi danificado pela queda de destroços de um drone e os serviços de emergência estão trabalhando para retirar duas mulheres dos escombros.

"No momento, há duas vítimas no distrito de Solomianski. Ambas receberam atendimento médico no local", disse o prefeito no Telegram.

Foram registrados vários incêndios neste distrito, um deles em uma creche. Restos de drones abatidos pela defesa antiaérea ucraniana no distrito de Pechersky também caíram. As autoridades locais afirmam que se trata de drones explosivos Shahed de fabricação iraniana, mas não especificaram quantos foram lançados contra a capital.

Essa é ao menos a segunda vez neste mês que a capital ucraniana é alvo de ataques com drones durante a madrugada. Há duas semana, duas fortes explosões foram ouvidas no centro de Kiev, pouco antes de as sirenes de alerta serem ativadas. Mais tarde, o país afirmou ter abatido 19 dos 31 drones detectados durante a noite.

No inverno passado (verão no Hemisfério Sul), ataques frequentes ao sistema energético da Ucrânia deixaram milhares de casas sem aquecimento. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou na terça-feira que o seu país tinha implantado novos sistemas de defesa aérea, fornecidos pelos seus aliados ocidentais, em antecipação a uma nova barragem de ataques russos contra a sua infraestrutura energética.

Em agosto, drones russos atacaram a infraestrutura portuária na região de Odessa, no sul da Ucrânia, e a capital Kiev, causando danos materiais, mas sem deixar vítimas. Na ocasião, as forças russas lançaram drones explosivos Shahed, de fabricação iraniana, do Mar Negro para a região de Odessa, um alvo frequente de ataques das tropas de Moscou, disseram os militares ucranianos.