Artigos

A Igreja do Deus Vivo

Laurentino Veiga 25/11/2023
A Igreja do Deus Vivo
Laurentino Veiga

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, acima de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos (Ef 4,5-6). Frei Francisco Battistini nasceu na cidade de Fivizzano - Massa Carrara, Itália, no dia 14 de fevereiro de 1934. Fez seus estudos filosóficos e teológicos nos seminários dos Padres Carmelitas Descalços de Pisa e Florença.

Ordenou-se em 1961, logo em 1963 aportou no Brasil, exerceu as funções de pároco na diocese de Caratinga (MG), Campos (RJ), bem como em Petrópolis (RJ). Escreveu o majestoso livro A Igreja do Deus Vivo - Coluna e Fundamento da Verdade, Curso Bíblico Popular sobre a Verdadeira Igreja, pela Editora Vozes, Petrópolis, 2010, 40ª Edição, cujos ensinamentos dirimiram dúvidas, e, ao mesmo tempo, esclarecedores a ponto de auxiliar o católico a entender os ensinamentos do Filho de Deus todo-poderoso.

Por exemplo, a Bíblia Católica contém todos os livros inspirados por Deus, que, por sinal, totalizam 73. Sendo 46 do Antigo Testamento (AT), e 27 do Novo Testamento (NT). A Bíblia protestante diverge das Católica. Surrupiaram os evangélicos sete livros, a saber: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1Macabeus e 2Macabeus. Também rejeitaram os capítulos 10 a 16 do livro de Ester e os capítulos 3, 13 e 14 do livro de Daniel.

A Bíblia Católica, por sua vez, apresenta na primeira página a palavra Imprimatur (ou imprima-se, de um bispo), como garantia absoluta de que se trata da Palavra de Deus autêntica e sem nenhuma alteração. Nesse sentido, Martinho Lutero, monge católico, achou por bem modificar a Palavra de Deus. Implantou na Alemanha uma nova seita que vai de encontro à Palavra de Deus. Fora excomungado, viveu uma vida conturbada, recheada de contradições ao longo de sua trajetória. O supracitado autor traz a história das igrejas evangélicas espalhadas no mundo inteiro.

Segundo o Frei Battistini, a primeira Igreja Batista no Brasil foi construída em 1871, em Santa Bárbara do Oeste (SP), por alguns americanos fugidos por causa da guerra entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos. Contudo, a primeira Igreja Batista, com fins de conquistar os brasileiros à sua fé, foi fundada na Bahia em 1882.

A obra tem o propósito de esclarecer as diferenças entre a Igreja Católica e a protestante. São 50 lições, escrita em linguagem clara e esclarecedora. Não deixando nenhuma dúvida. Como católico, recomendo sua leitura, e, ao mesmo tempo, devo espalhar a Palavra de Deus autêntica. A Igreja Católica Apostólica Romana, aprovou a obra citada, com a intenção de fazer valer o Evangelho como um todo. À guisa de conclusão, deve-se difundir: Para que todos sejam um, como nós somos um (Jo 17, 22). Jesus fundou uma só Igreja. A multiplicidade das Igrejas cristãs não é obra de Deus.