Esportes
Tradicional desafio esportivo do Rio, Mano a Mano terá ex-NBA e NBB duelando no 3x3: 'O brasileiro ama basquete', diz Varejão
Evento acontece neste domingo, no Forte São João, com amistosos das seleções brasileiras e jogo entre estrelas

Passeando por modalidades e trazendo estrelas mundiais ao Brasil desde 2013, o desafio Mano a Mano virará a chave, neste final de semana, para o basquete 3x3. A modalidade olímpica será palco de amistoso entre Brasil, Sérvia e Argentina, seguido pela disputa entre estrelas brasileiras e estrangeiras que brilharam no NBA e no NBB. A competição acontece neste domingo, no Forte de São João, na Urca. O Esporte Espetacular, na TV Globo, transmite a partir das 10h15.
Marquinhos (hoje no Vasco), Alex Garcia (Bauru) e os ex-pivôs Rafael Babby e Anderson Varejão representarão os brasileiros. Os estrangeiros terão Mario Chalmers, icônico armador ex-Miami Heat, Brandon Rush (campeão da NBA pelo Golden State Warriors em 2015), o francês Ian Mahinmi e Walter Herrmann, ex-Flamengo e medalhista de ouro olímpico em 2004.
O mote da edição é luta antirracista, dentro e fora das quadras, sob o slogan “Toco no Racismo”. Além de divulgar o basquete 3x3, que cresce no país e no mundo. As seleções brasileira feminina (que enfrenta a Argentina) e masculina (que joga contra a Sérvia) têm no evento seus últimos compromissos antes da Copa América da modalidade, em Porto Rico.
— O basquete 3x3 é uma modalidade muito dinâmica, de muita adrenalina, muita emoção. O fato de ter um jogo mais rápido, mais curto, faz com que todo mundo esteja ligado o tempo todo porque qualquer bobeada ou momento ruim pode custar caro. É, sem dúvidas, mais um caminho dentro do basquete para quem sonha se tornar jogador, mas também para quem quer apenas brincar, praticar esporte, você precisa de menos espaço e menos gente, e é muito divertido. Estou ansioso pelo evento, vai ser bom rever amigos, ex-companheiros, familiares, reencontrar os fãs. Vai ser uma manhã bem divertida, com certeza — contou Varejão ao GLOBO.
Varejão, que hoje é embaixador global e consultor de desenvolvimento de atletas do Cleveland Cavaliers, franquia pela qual brilhou, comemora poder vir ao país:
— Vejo o Mano a Mano como uma oportunidade de conectar muitas coisas. Minha vida mudou bastante desde que parei de jogar. Continua corrido, mas por outros motivos e estou gostando muito. Hoje, como Embaixador Global e Consultor de Desenvolvimento de Atletas do Cavs, tenho outras funções, outras responsabilidades, e vir ao Brasil é sempre muito bom. O basquete 3x3 tem crescido muito, é uma modalidade muito legal de se ver e, principalmente, de se jogar. Mas o evento não é apenas basquete, é uma oportunidade também de alertarmos para o combate ao racismo, para que as pessoas tenham cada vez mais consciência sobre intolerância, discriminação e preconceito. Temos que usar o esporte como plataforma também de educação. O Mano a Mano é evento que vai trazer diversão e alegria para o público e vai ser muito bom estar no Rio de Janeiro vendo isso tudo bem de perto.
O ex-pivô vem participando de uma série de eventos no país, em especial ações como reformas de quadras pelos Cavs, que viraram os olhos para o país. Na sua visão, o evento deste domingo é mais um que reforça a paixão do público do país pelo esporte.
— O brasileiro ama basquete. E os fãs brasileiros são incríveis. A paixão do brasileiro pelo basquete fez com que o Cleveland Cavaliers viessem para o Brasil, se interessassem em vir para fazer basquete no nosso país. Nosso basquete é muito forte, tem uma história linda, e todos devemos nos orgulhar disso, dos nossos ídolos, das nossas conquistas. Ter um evento como esse, com a presença de tantos atletas da NBA, vários campeões, mostra o peso do evento, o nível dessa edição do Mano a Mano.
A primeira edição do Mano a Mano foi realizada em 2013 e contou com a presença da lenda jamaicana Usain Bolt, que brilhou na praia de Copacabana naquele ano e, também, nos dois anos seguintes. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatlin. Em 2018, a competição mudou e foi para as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem. No ano passado, o futebol feminino foi a modalidade do Mano a Mano.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
5JUSTIÇA
Idoso flagrado envenenando cães em Palmeira dos Índios é solto após audiência de custódia