Esportes

Confusão em Brasil x Argentina: sete jogos das Eliminatórias tiveram setores exclusivos para visitantes nesta data Fifa

Torcidas brigaram sem separação no Maracanã. Algumas federações chegaram a proibir circulação com camisas e adereços visitantes fora do local destinado

Agência O Globo - 22/11/2023
Confusão em Brasil x Argentina: sete jogos das Eliminatórias tiveram setores exclusivos para visitantes nesta data Fifa

As cenas de confusão e pancadaria pouco antes do apito inicial da vitória da Argentina por 1 a 0 sobre o Brasil, nesta terça-feira, viraram alvos de crítica pelo "setor misto" entre as torcidas das duas seleções no Maracanã, em momento de acirramento da rivalidade. Em nota, a CBF afirmou que o modelo é padrão em competições Fifa e Conmebol, mas as federações da América do Sul têm adotado separação nos últimos jogos.

O GLOBO buscou, entre as dez partidas das Eliminatórias Sul-Americanas realizadas nesta data Fifa, indicações de setores visitantes na venda de ingressos. Em sete dessas partidas, houve ao menos um espaço separado aos torcedores adversários, apesar de alguns deles contarem de fato com setores sem restrições expressas.

Bolívia x Peru, Venezuela x Equador, Argentina x Uruguai, Chile x Paraguai, Paraguai x Colômbia, Uruguai x Bolívia e Peru x Venezuela tiveram parte das arquibancadas reservadas ou com acesso único para visitantes, de acordo com informações indicadas já na venda de ingressos.

Em alguns casos, como Peru x Venezuela, por exemplo, a federação da casa chegou a proibir a circulação de torcedores com camisas e adereços dos times visitantes de entrarem e circularem fora de suas devidas zonas no Nacional de Lima. No encontro entre Bolívia e Peru, na rodada anterior, no Hernando Siles, houve setores específicos "habilitados" para os peruanos.

Em Paraguai x Colômbia, os torcedores visitantes só puderam acessar o setor "Preferencia E" do Defensores del Chaco. Já em Chile x Paraguai, o setor Magallanes do Monumental de Santiago foi reservado para os paraguaios.

Os uruguaios tiveram 1.800 entradas num setor visitante em La Bombonera, no clássico da quinta rodada. Já na rodada seguinte, contra a Bolívia, os visitantes ficaram no setor "América puerta 24" do Centenário.