Esportes

Brasil x Argentina: vídeo mostra desentendimento entre torcedores antes do jogo começar

Início de partida foi adiado após jogadores da Argentina deixarem o gramado

Agência O Globo - 22/11/2023
Brasil x Argentina: vídeo mostra desentendimento entre torcedores antes do jogo começar
Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais, de momentos antes do início da partida entre Brasil e Argentina, nesta terça-feira, mostra um princípio de confusão entre torcedores das duas seleções no setor Sul do Maracanã, resultado de uma disputa por espaço para que bandeiras fossem penduradas. A discussão ocorre a poucos metros do local onde, minutos depois, uma grande confusão entre torcedores faria com que o início do jogo tivesse de ser adiado.

Ingressos, organização e pancadaria: o passo a passo do caos em Brasil x Argentina

Jogo marcado por confusão: Brasil sofre gol em bola aérea, perde para a Argentina e ouve gritos de 'time sem vergonha'

No registro, é possível ver um homem, vestido com as cores do Brasil, estendendo uma faixa ao longo do setor Sul, o único “misto”, sem separação de torcedores brasileiros e argentinos, mas que era destinado aos visitantes. Alguns argentinos que tinham posicionado bandeiras e camisas no local começaram a discutir com o brasileiro.

O vídeo é encerrado antes de mostrar o fim da discussão, mas é possível ver que seguranças já estavam no local para conter os ânimos. O principal foco de confusão, que retardaria o início de partida (e fez com que os jogadores da Argentina fossem até próximos às arquibancadas e depois deixassem o gramado), ocorreria bem perto dali, poucos minutos depois, no momento em que os hinos nacionais eram executados.

Jogo morno, expulsão e derrota

A seleção brasileira voltou a sofrer em bolas aéreas e perdeu por 1 a 0 o clássico com a Argentina, nesta terça-feira, no Maracanã, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Otamendi marcou o gol da vitória em jogo marcado por pancadaria antes do apito inicial. A derrota, a terceira seguida e o quarto jogo sem vencer nas Eliminatórias, derruba ainda mais o Brasil na classificação, que agora é sexto colocado, com 7 pontos.

Foi também a primeira derrota da seleção brasileira em casa na história das competição. Atrasado em 27 minutos pela confusão no setor sul, misto entre torcedores de Brasil e Argentina, o jogo teve dez minutos a mais para aquecimento. O que se viu foi um primeiro tempo de muita intensidade na marcação e briga no meio-campo.

Veja também: Croácia garante a última vaga direta para a Euro 2024; veja classificados, playoffs e sorteio

Na segunda etapa, o Brasil melhorou e teve uma das suas melhores exibições nestas Eliminatórias em termos de construção, mas acabou punido pela falta de eficiência. Na melhor chance que teve, Gabriel Jesus se infiltrou na defesa albiceleste e achou Gabriel Martinelli, que finalizou mal, para defesa de Emiliano Martínez.

Menos de cinco minutos depois, veio o castigo: Otamendi subiu mais que André e Gabriel Magalhães em escanteio e cabeceou no ângulo de Alisson. A partir dali, os argentinos usaram da experiência para diminuir o ritmo e controlar o jogo.

O Brasil ainda teve o volante Joelinton expulso, que atingiu De Paul, em jogada interpretada como agressão. Diniz ainda tentou lançar mão de Endrick no fim, para delírio do Maracanã, mas não deu certo. Os últimos minutos foram marcados por gritos de "time sem vergonha".