Esportes

Ingressos, organização e pancadaria: o passo a passo do caos em Brasil x Argentina

Partida foi adiada em 27 minutos após briga generalizada no Maracanã, mas problemas vinham desde a venda de ingressos

Agência O Globo - 22/11/2023
Ingressos, organização e pancadaria: o passo a passo do caos em Brasil x Argentina
Torcedores entram em confronto antes de Brasil e Argentina - Foto: Reprodução

O que teria tudo para ser um clássico de festa e rivalidade sadia ficou marcado por cenas de pancadaria. O clássico entre Brasil e Argentina, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, foi adiado por 27 minutos por uma pancadaria generalizada no setor sul do Maracanã. Um momento caótico que se somou aos problemas que vinham desde a venda dos ingressos.

Impasse na venda de ingressos

Os ingressos para a partida só começaram a ser vendidos na terça-feira passada, com adiamentos de horários, depois de um longo impasse. A falta de acordo entre a CBF, o consórcio que administra o Maracanã e a empresa que comercializa os ingressos atrasou as vendas. Na terça-feira, foi assinado o contrato com a Eleven Tickets, parceira oficial da CBF.

A CBF optou por começar a operação só após o contrato ser assinado. Além da venda dos ingressos, os credenciamentos também não tinham começado. A entidade chegou a alertar para sites falsos aplicando golpes em torcedores.

Confusão na troca

A logística envolveria a troca de vouchers pelo ingresso físico. Os postos de troca foram divulgados apenas na quinta-feira.

Nesta terça, dia do jogo, houve confusão em meio às últimas horas para a troca de ingressos. O GLOBO mostrou que houve problemas em shoppings da Zona Norte da cidade, com episódios de encerramento antes do previsto. Algumas filas levaram horas.

A CBF afirmou que a escolha pelo ingresso tradicional foi para evitar problemas na hora do acesso ao estádio e que muitas pessoas concentrassem ingressos em apenas um celular, o que facilitaria fraudes.

Pancadaria no jogo

A cenas da noite desta terça têm como componente um "setor misto", sem separação, de torcedores brasileiros e argentinos no setor sul, único com ingressos destinados aos visitantes.

A decisão deixou no mesmo espaço as Barras Argentinas e torcidas organizadas do Brasil, situação temerária para possíveis confusões. Como aconteceu.