Esportes

Nenhum jogador da seleção era nascido na última vitória do Brasil sobre a Argentina no Maracanã; veja retrospecto

Mais jovem da seleção, Endrick tem metade da idade do último triunfo no estádio carioca

Agência O Globo - 21/11/2023
Nenhum jogador da seleção era nascido na última vitória do Brasil sobre a Argentina no Maracanã; veja retrospecto
Endrick - Foto: Agência Brasil

Mais de dois anos após a final da Copa América de 2021, Brasil e Argentina voltam a se encontrar em jogo importante no Maracanã, desta vez pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, nesta terça, às 21h30. Contando com a decisão continental, será apenas a segunda vez neste século que as maiores rivais do continente se enfrentam no lendário estádio carioca. A raridade desse alinhamento leva a um dado curioso: nenhum jogador da atual seleção brasileira era nascido na última vitória sobre os argentinos no Maracanã.

O último encontro feliz para os brasileiros foi na fase final da Copa América de 1989, quando a seleção venceu por 2 a 0, com gols de Romário e Bebeto. Além da dupla, que seria campeã mundial cinco anos depois, o Brasil tinha nomes como Taffarel, Dunga, Mauro Galvão, Ricardo Gomes e Branco no elenco, que foi campeão da competição vencendo o Uruguai na última partida. Já a Argentina tinha Maradona, Burruchaga e Caniggia.

Da atual convocação, os mais velhos, Alisson (31 anos) e Marquinhos (29), nasceram três e cinco anos depois daquela partida, respectivamente. Já Endrick (17), o mais novo, tem metade da idade do confronto.

Em toda a história, Brasil e Argentina se encontraram apenas 12 vezes no Maraca. O retrospecto é melhor para o time da casa, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. Entre a decisão da Copa América e o jogo de 1989, as equipes também se enfrentaram em amistoso em 1998, com vitória argentina por 1 a 0, gol de Claudio López.

Já no panorama geral, a vantagem segue sendo brasileira, apesar de apertada. Em 108 jogos, os brasileiros venceram 43 e os argentinos, 39. Os 26 empates fecham a conta.