Internacional
Morre, aos 92 anos, Roger Kastel, artista de pôsteres de 'Tubarão' e de 'O Império Contra-Ataca'
Ilustrador prolífico, ele foi mais associado à imagem que fez do livro “Tubarão” um best-seller
Roger Kastel, um artista cuja pintura para o pôster “Tubarão” – de um tubarão ameaçador com dentes à mostra aparecendo abaixo de uma concha despreocupada – se tornou uma das imagens mais duradouras da cultura pop moderna, morreu em 8 de novembro no condado de Worcester, Massachusetts. Ele tinha 92 anos.
Sua morte foi confirmada em comunicado em seu site , que não informou a causa.
Kastel pintou a imagem para a capa da edição em brochura do romance de Peter Benchley de 1974, no qual o filme de grande sucesso de 1975, dirigido por Steven Spielberg, foi baseado. A pintura mostra uma cena do livro em que uma turista, Chrissie Watkins, se torna presa do grande tubarão branco enquanto nada nua.
Uma das edições do romance apresentava uma capa dura e totalmente preta desenhada pelo influente designer de capas de livros Paul Beacon. Nela, há um tubarão estilizado, com os dentes pouco visíveis, subindo do fundo e uma nadadora flutuando acima.
Segundo relato da evolução da capa da revista Print , Oscar Dystel , o presidente da Bantam Books, que publicou a edição em brochura de “Tubarão”, não ficou satisfeito com a capa mesmo depois que o romance se tornou um best-seller. Para a brochura, ele contratou o Sr. Kastel para melhorá-la.
“Fiz um esboço muito aproximado de Len Leone enquanto conversávamos”, disse Kastel ao New York Post em 2015 , referindo-se ao diretor de arte da Bantam Books, “e ele aprovou. Ele me disse para tornar o tubarão maior e mais realista.”
Para se inspirar, Kastel foi ao Museu Americano de História Natural em Nova York e fotografou tubarões empalhados. O romance de Benchley vendeu milhões de cópias, e o filme, estrelado por Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw, tornou-se uma sensação cultural.
Kastel disse que Bantam lhe deu o crédito por ajudar nas vendas de livros. Mas a Universal Studios, que produziu o filme “Tubarão”? Nem tanto, disse Kastel.
“Nunca ouvi falar de ninguém no cinema”, disse ele ao Post. “O que realmente me incomodou foi que eles usaram a imagem para merchandising. Você vê aquele pôster em tudo.
O sucesso de “Tubarão” levou a mais encomendas para Kastel, incluindo uma da Lucasfilm Ltd. para projetar o que se tornaria outro pôster de filme famoso, para a primeira sequência de “Guerra nas Estrelas”, “O Império Contra-Ataca” (1980). Mostra Han Solo de Harrison Ford abraçando a Princesa Leia de Carrie Fisher de uma maneira que lembra o famoso pôster do clássico filme de 1939 “E o Vento Levou”.
“Eu nunca tinha feito ficção científica antes, então não sei por que eles me contataram”, disse Kastel ao Connecticut Insider em 2010. “O diretor adorou o filme 'E o Vento Levou', e como houve um romance em ‘Império’, ele queria um pouco de romance no pôster.”
Roger Karl Kastel nasceu em 11 de junho de 1931, em White Plains, NY, filho de Karl e Anna Kastel. Seu pai era designer de joias. Ambos os pais pintavam como hobby e Roger desenvolveu interesse pelo desenho desde muito jovem. Uma de suas primeiras influências foi Tom Hickey, cartunista, artista de quadrinhos e ilustrador de capas de revistas pulp que era vizinho em White Plains .
Quando Kastel era adolescente, ele frequentou a Art Students League, uma escola sem fins lucrativos em Manhattan que conta com Georgia O'Keeffe e Winslow Homer entre seus ex-alunos. Seu primeiro trabalho publicado foi um panfleto que ele desenhou a pedido do Sr. Hickey “mostrando aos funcionários como usar o equipamento corretamente”, lembrou Kastel mais tarde ao Connecticut Insider.
“Eu estava sempre desenhando tudo o que podia”, disse ele
Ele ingressou na Marinha durante a Guerra da Coréia e serviu no Havaí e na Califórnia, onde conheceu Grace Trowbridge, com quem se casou depois de deixar a Marinha. O casal voltou para Nova York. Ela sobreviveu a ele, assim como seus filhos, Beth Kastel Krebs e Matthew Kastel; quatro netos; e um bisneto.
Kastel vendeu sua primeira ilustração no início dos anos 1960 e embarcou em uma prolífica carreira freelance, ilustrando capas de brochuras para diversas editoras, incluindo Simon and Schuster, Harper Collins e Harlequin Books.
Ele estimou ter concluído 1.000 ilustrações, entre elas o pôster de “O Primeiro Grande Roubo de Trem ”, filme de 1978 estrelado por Sean Connery e Donald Sutherland. Ele criou várias capas de livros para o romancista Jackie Collins e para versões em brochura de livros de Ernest Hemingway e Judy Blume.
A pintura original “Tubarão” do Sr. Kastel desapareceu em 1976 depois de ser exibida na Sociedade Histórica de Nova York. Nunca foi recuperado. Mas a pintura foi reproduzida indefinidamente e continua a inspirar memes e paródias .
“A capa de 'Tubarão' era apenas mais um trabalho para mim na época”, disse ele ao Connecticut Insider. “Nunca esperei que isso se tornasse um fenômeno."
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas