Esportes

Albânia, treinada por Sylvinho, se garante na Eurocopa 2024: como o brasileiro classificou o país

Ele será o segundo técnico brasileiro da história a comandar uma seleção no torneio

Agência O Globo - 17/11/2023
Albânia, treinada por Sylvinho, se garante na Eurocopa 2024: como o brasileiro classificou o país

Uma das principais histórias nestas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, que acontecerá na Alemanha, está oficializada: a Albânia se classificou para a competição, com uma rodada de antecedência. O empate com a Moldávia por 1 a 1, fora de casa, na tarde desta sexta-feira, garantiu a seleção treinada pelo brasileiro Sylvinho em sua segunda participação no torneio continental.

A estreia do país dos Bálcãs aconteceu na edição de 2016, realizada na França, quando ficou em terceiro na chave com os franceses e a Suíça. Desta vez, a equipe deve chegar ainda mais forte. Antes do fim desta penúltima rodada das Eliminatórias, é a líder do grupo E, com 14 pontos.

A vice-líder é a República Tcheca, com três a menos. Como a Moldávia e Polônia tem dez, e apenas um jogo restantes, os albaneses asseguraram sua vaga. Na última rodada, ainda enfrentará a seleção das Ilhas Faroe, para melhorar seu coeficiente e se confirmar na liderança.

No jogo de hoje, onde a equipe precisava apenas pontuar, o atacante Sokol Cikalleshi abriu o placar cobrando pênalti, aos 25 minutos do primeiro tempo. Mesmo sofrendo um gol de empate dos moldavos, somado a uma grande pressão na reta final da partida, a equipe de Sylvinho saiu com o resultado que precisava.

Além disso, o treinador de 49 anos igualou a marca de Luiz Felipe Scolari, que comandou Portugal na edição de 2004 — foi vice-campeão —, e será o segundo brasileiro da história a treinar uma seleção na Euro.

Um ano de sucesso em Tirana

Sylvinho foi anunciado como treinador do país europeu no mês de janeiro, tendo como principal objetivo a classificação para a Euro, sacramentada hoje. Os membros da sua comissão técnica são o também brasileiro Doriva, com quem já trabalhou anteriormente, e o ex-lateral direito argentino Pablo Zabaleta, companheiro nos gramados.

A estreia nas Eliminatórias aconteceu em 27 de março, com a derrota por 1 a 0 para a Polônia, tratada como a grande favorita da chave. Porém, desde então, a Albânia não conheceu mais derrotas. Foram quatro vitórias e dois empates, incluindo um placar de 2 a 0 sobre os poloneses na partida de volta, e um 3 a 0 sobre os tcheco.

Dessa forma, a equipe tomou a liderança do grupo e se classificou com folga. O foco já se vira para a Euro de 2024, que começa em junho. O contrato assinado por Sylvinho foi justamente de um ano e meio, até o final do torneio.

Revelado pelo Corinthians, o lateral esquerdo atuou no futebol europeu por grande parte de sua carreira, em Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City (onde jogou com Zabaleta).

Ao fazer a transição para a carreira de treinador, tornou-se membro da comissão técnica na seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2018, antes de assumir o Lyon e o Corinthians — onde teve Doriva como auxiliar pela primeira vez —, entre maio de 2021 e fevereiro de 2022.

Após percorrer todo esse caminho, Sylvinho conseguiu um lugar no principal torneio continental de seleções do futebol mundial.