Esportes

Uruguai de Bielsa tem atuação soberana na Bombonera e vence a Argentina por 2 a 0

Com muita aplicação tática, seleção Celeste não deu chances para time de Messi e construiu resultado a partir dos erros argentinos

Agência O Globo - 17/11/2023
Uruguai de Bielsa tem atuação soberana na Bombonera e vence a Argentina por 2 a 0
Uruguai de Bielsa tem atuação soberana na Bombonera e vence a Argentina por 2 a 0 - Foto: Reprodução

A derrota da Argentina para o Uruguai por 2 a 0 simboliza duas notícias para a seleção brasileira. A não tão boa é que dificilmente a péssima atuação dos argentinos na Bombonera se repetirá no Maracanã, na próxima terça-feira. A melhor é que, ainda assim, Fernando Diniz terá o exemplo prático do que fez o time de Bielsa para tentar anular a equipe de Scaloni na próxima rodada das Eliminatórias.

Ao longo do jogo, a Argentina passou longe de demonstrar o mesmo brilho de jogos anteriores, quando conquistou oito vitórias sem sequer sofrer gols no período pós-Copa. Retrato disso é o quanto o time argentino sofreu defensivamente. Além do trio de meio-campistas não ter conseguido proteger o quarteto de zaga, algumas falhas individuais fizeram com que o Uruguai levasse bastante perigo ao gol de Martínez.

Uma dessas oportunidades, ainda na primeira etapa, saiu quando Otamendi errou passe na altura do meio campo e iniciou o contra-ataque uruguaio. Darwin Nunez foi acionado e, na frente do gol, finalizou raspando a trave. Depois, Molina ganhou disputa de Viña em primeiro momento mas depois foi desarmado. O lateral ex-Palmeiras cruzou rasteiro e encontrou Ronald Araújo do outro lado da área para abrir o placar aos 41 minutos.

Já ofensivamente, a Argentina foi praticamente nula durante quase todo o jogo. Por mais que estivesse ligado no jogo, Messi brigou mais com os uruguaios do que criou oportunidades de gol, muito também pela pouca inspiração de seus companheiros. Houve uma leve melhora com a entrada de Dí Maria no segundo tempo — o camisa 11 deve ser titular na partida contra o Brasil —, mas não foi o bastante para garantir pelo menos o empate.

Na base de muita aplicação tática, a seleção do Uruguai foi soberana. Sem permitir que a Argentina crescesse no jogo, o time de Bielsa se defendeu bem e aproveitou contra-ataque sintomático para matar o jogo. Sem opções, Messi foi desarmado na entrada da área. A bola chegou em De La Cruz, do River Plate, que ligou Darwin Nuñez. O centroavante disparou em velocidade e, na frente de Martínez, chutou rasteiro para dar números finais ao jogo. 2 a 0 Uruguai com direito à grande atuação em plena Bombonera.