Internacional

Repatriados de Gaza, família de brasileiros faz pedido de proteção ao governo após ameaças

Agência O Globo - 16/11/2023
Repatriados de Gaza, família de brasileiros faz pedido de proteção ao governo após ameaças
israel - Foto: AGENCIA BRASIL

Um dos brasileiros residentes na Faixa de Gaza repatriados na última semana fez um pedido de proteção para sua família, após seu retorno ao Brasil. De acordo com a advogada Talitha Camargo da Fonseca, que representa Hasan Rabee, seu cliente recebeu mais de 200 ameaças pelas redes sociais.

— Mais de duas centenas de ameaças. E não são de perfis fakes, são de perfis reais. Temos que garantir que esses brasileiros repatriados tenham uma condição de vida aqui — disse a advogada ao GLOBO sobre o pedido de proteção feito ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania — Eles saíram de uma guerra, tem parentes que continuam lá e são confrontados com ameaças e discurso de ódio. É inadimissível.

Ainda segundo Talitha Camargo, outra solicitação, dessa vez de escolta, será protocolada ao Ministério da Justiça nas próximas horas. A advogada diz ainda que Hasan Rabee e sua família tem medo de sair de casa.

— O programa de proteção em si acaba sendo uma intercolução mais rápida com autoridades caso ocorra alguma coisa. Eles não preveem escolta, o que é um grande problema — completa a advogada.

Publicações de 2015 feitas por Hasan Rabee passaram a circular nas redes sociais após a sua chegada ao Brasil. Em uma delas, ele sugere a queima de um ônibus em Israel. Ao chegar em São Paulo em um voo da Força Aérea Brasileira nesta quarta-feira, ele foi questionado pela imprensa e relatou não se lembrar das publicações. Rabee também alegou que o material estava sendo usado para ameaçá-lo, já que ele seria um dos mais ativos do grupo de repatriados em declarações à jornalistas. Na manhã de quarta-feira, ele publicou um texto defendendo a paz entre Palestina e Israel.