Esportes

Filha de Daniel Alves quis 'mudar de nome' após receber mensagem do pai preso, diz ex-mulher

Em 27 de outubro, Alves fez uma publicação em homenagem à filha, em seu perfil no Instagram; ex-mulher disse que tomaria medidas legais

Agência O Globo - 13/11/2023
Filha de Daniel Alves quis 'mudar de nome' após receber mensagem do pai preso, diz ex-mulher

A filha do jogador Daniel Alves teria desejado “mudar de nome” após receber uma mensagem de aniversário do pai, preso desde janeiro deste ano, acusado de estuprar uma jovem em boate de Barcelona, na Espanha. Em 27 de outubro, dia em que a jovem completou 16 anos, o jogador fez uma publicação em seu perfil no Instagram e chegou a marcar o user da filha. Ele também postou um áudio nos stories.

Divórcio, demissão e contradições: saiba tudo sobre a prisão de Daniel Alves por agressão sexual

Entenda: caso condenado, Daniel Alves pode ter pena atenuada após pagar R$ 800 mil, diz site

Conheça: quem é a advogada à frente da nova estratégia de defesa de Daniel Alves, que pode se declarar culpado por estupro

Em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da TV Record, a ex-mulher de Daniel Alves e mãe de dois filhos do jogador, Dinorah Santana, afirmou que a menina teve depressão desde a prisão do pai. Após a mensagem de aniversário, a jovem sofreu com “mensagens assediadoras e de julgamento público”.

— Minha filha se chama Victória. Ele falou que o nome da minha filha significa a vida dele. Minha filha falou para mim: “mãe, eu quero mudar meu nome”. É dolorido — disse Dinorah, em entrevista à TV Record.

Em nota enviada ao GLOBO na época da mensagem, Dinorah Santana acusou o jogador de ter um histórico de ausência em relação à filha, como no aniversário dela do ano passado. Ela alega ainda que o jogador teria como fazer uma ligação telefônica diretamente à filha, mas não o fez. A ex-mulher chegou a ir até Barcelona defender o jogador, mas diz se arrepender e afirma ter sido usada.

“Em vista da situação, Dinorah vai tomar as medidas legais necessárias para proteger a filha e resguardar sua integridade emocional e reputação. Ela reforça que ações como essa do jogador, especialmente feitas de forma pública, causam impactos diretos na vida de menores de idade e reivindica o respeito e a privacidade que sua filha merece”.

A mensagem foi postada na conta de Daniel Alves, em três stories, um deles marcando a conta da filha.

“Hoje é um dia muito especial para você. Infelizmente essa é a maneira que eu consegui de te desejar um feliz aniversário, de te mandar o meu amor através dessa mensagem para você. Como você sabe, não importa onde eu estiver, como eu estiver, a ocasião, nunca vou me esquecer de te felicitar nesse dia tão especial”, diz Daniel Alves no primeiro story.

Em seguida, foram publicados outros dois stories, ambos com o mesmo modelo: um fundo preto e a voz do jogador, que faz um relato, em áudio, ao fundo.

“O dia do seu nascimento foi muito especial para mim, eu tinha muito bem claro qual seria o seu nome e o que representaria para mim. Vitória (Victoria) é o que representa a minha vida, e eu queria que isso ficasse marcado em algo tão especial como você. (Inaudível) te chamar de Victoria, o que minha vida representa, o que sempre foi minha luta. Por isso, gostaria de te felicitar do fundo do meu (inaudível) coração, dizer que te amo, que para mim é um dia muito especial porque... poder te desejar feliz aniversário... não importa o que digam, importa o que seu coração (corte entre os stories). Podem até distanciar a gente, mas jamais distanciarão nossos corações, porque eles estão conectados pelo sentimento muito maior do que qualquer coisa. Te desejo do fundo do meu coração um feliz aniversário, que você desfrute do seu dia. Porque você merece, você é muito especial para mim e porque eu te amo muito, muito, muito. Que você desfrute desse dia e não se esqueça que onde o papai estiver, o papai ama você. Com todo o sentimento que essa palavra pode nos tocar”, disse o jogador nos stories seguintes.

Veja a nota completa:

Em resposta à postagem feita por Daniel Alves em suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira, 27/10, onde ele fez uma declaração de amor à sua filha menor de idade que completa hoje 16 anos, Dinorah, sua ex-esposa, decidiu se manifestar sobre a situação. Daniel Alves, atualmente preso em Barcelona, demonstrou afeto à filha em sua publicação, apesar de historicamente ser um pai ausente.

Dinorah afirma que Daniel Alves tem um histórico de ausência, inclusive durante marcos importantes da vida da filha, como seu aniversário de 15 anos celebrado em São Paulo. Na ocasião, o jogador não compareceu à festa, mesmo sem ter compromissos profissionais que justificassem sua ausência.

Hoje, durante um almoço com amigos da escola, a filha do casal foi surpreendida pela postagem de seu pai nas redes sociais e, desde então, tem sido alvo de mensagens assediadoras e de julgamento público. É importante ressaltar que Daniel Alves, apesar de estar preso, possui o direito e os meios para fazer uma ligação telefônica à filha, algo que ele não optou por fazer. A postagem de hoje também surpreendeu a todos, pois ele não movimenta a sua rede social desde janeiro deste ano, porém, ele possui 37 milhões de seguidores.

Em vista da situação, Dinorah vai tomar as medidas legais necessárias para proteger a filha e resguardar sua integridade emocional e reputação. Ela reforça que ações como essa do jogador, especialmente feitas de forma pública, causam impactos diretos na vida de menores de idade e reivindica o respeito e a privacidade que sua filha merece.

Acusação de estupro

Daniel Alves foi preso em Barcelona, em janeiro, após ser acusado de agredir sexualmente uma mulher na discoteca Sutton, em 30 de dezembro do ano passado. Desde que foi detido pela polícia espanhola, no dia 20 de janeiro, o jogador já mudou seu depoimento diversas vezes, chegando a alegar, inicialmente, que não conhecia a jovem. Depois de ser demitido por justa causa pelo Pumas, time mexicano que defendia, o lateral também viu o fim do relacionamento com a modelo Joana Sanz.

De acordo com a vítima, que teve a identidade preservada, ela dançava na boate Sutton, em Barcelona, com amigos no dia 30 de dezembro quando foi chamada para a mesa de Daniel Alves, na área VIP. Ele a teria tocado por baixo de sua roupa íntima sem consentimento e a levado ao banheiro, impedindo que saísse e obrigando que fizesse sexo com ele.

A mulher procurou a equipe de segurança do estabelecimento, que chamou uma ambulância e a polícia. O jogador já havia ido embora. Dois dias depois, a vítima registrou queixa contra o jogador. Em sua versão, ela destacou que Daniel Alves a "agarrou pela nuca, não sei se também pelos cabelos e me jogou no chão, machuquei o joelho".