Esportes

Com Endrick, Fernando Diniz convoca seleção brasileira para Eliminatórias de novembro

Brasil enfrenta Colômbia e Argentina, e terceira lista do recém-campeão da Libertadores traz promessa do Palmeiras na lista

Agência O Globo - 06/11/2023
Com Endrick, Fernando Diniz convoca  seleção brasileira para Eliminatórias de novembro

Dois dias depois de conquistar a Libertadores com o Fluminense, Fernando Diniz retomou o posto de técnico interino da seleção brasileira e fez sua terceira convocação. O Brasil tem dois compromissos pelas Eliminatórias da Copa de 2026 neste mês: enfrenta a Colômbia em Barranquilla, no dia 16, e depois recebe a Argentina no Maracanã, no dia 21. A grande novidade da lista foi a primeira convocação de Endrick, do Palmeiras, que marcou três vezes nas últimas duas partidas do alviverde no Brasileirão.

Neymar, que se recupera de cirurgia no joelho realizada na quinta-feira, era uma das duas ausências já esperadas da lista. Lucas Paquetá, meia titular na Copa do Mundo do Catar, em 2022, foi cortado da primeira lista de Diniz às pressas, após uma investigação sobre seu envolvimento com apostas esportivas vir à tona. Ele ainda não retornou à seleção desde então, mas continua jogando pelo West Ham.

Em relação a presença de Endrick, Diniz afirmou que a presença do jogador na lista indica "o futuro" da seleção brasileira.

— É um jogador daqueles que tem potencial pra ser um daqueles grandes talentos. A convocação não é pressão, é um prêmio e uma visão de futuro do que esse garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo me chama atenção, e nesse momento da convocação ele vive seu melhor momento jogando contra grandes equipes do Brasil e conseguindo se sobressair. A convocação de Endrick e mais alguns aponta para um futuro — afirmou.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)

Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).

Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense)

Meias: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras) e Rodrygo (Real Madrid

Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vini Jr (Real Madrid)

Matéria em atualização