Esportes

Automobilismo busca assegurar espaço e frear ‘hype’ em cima de Interlagos

Interdições no autódromo em 2023 causaram incômodo nos amantes do esporte. Prefeitura diz que ano foi 'atípico' e assegura que corridas ainda são a grande estrela do local

Agência O Globo - 06/11/2023
Automobilismo busca assegurar espaço e frear ‘hype’ em cima de Interlagos
formula 1 - Foto: reprodução- agência Brasil

O Autódromo de Interlagos, que desde 1990 integra o calendário oficial da Fórmula 1 e recebeu ontem mais uma edição do Grande Prêmio São Paulo, vencida por Max Verstappen, da RBR, passou neste ano por uma série de reformas que reduziram as corridas e garantiram muitas horas de música no local. Os amantes do automobilismo não gostaram muito, mas a prefeitura assegura que os carros continuarão sendo a atração principal da famosa pista da Zona Sul paulistana.

No último fim de semana, a corrida do Campeonato Paulista de Automobilismo, que inicialmente estava marcada para ocorrer no autódromo, acabou sendo realizada em Goiânia. Em junho, a prefeitura de São Paulo já havia pedido o adiamento de uma etapa da Copa Truck, que estava agendada para agosto. Essa corrida só deve acontecer em dezembro.

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“Ninguém gosta de fazer alterações no calendário com o campeonato em andamento, mas aceitamos atender ao pedido”, disse na ocasião o CEO da promotora do evento, Carlos Col, em nota distribuída pela assessoria da competição.

O adiamento da etapa ocorreu por conta das obras para interligar a rede coletora de esgoto do autódromo ao sistema da Sabesp, a empresa paulista de saneamento básico. Essa intervenção integrava um pacote de investimentos que totalizou R$ 190 milhões e foi anunciado pela prefeitura de olho na realização do The Town, festival de música que teve sua primeira edição em setembro e deve se repetir na cidade a cada dois anos.

No mês que vem, um novo evento musical tomará as pistas de Interlagos, o Primavera Sound. Já em março de 2024, será a vez de o autódromo receber mais uma edição do Lollapalooza. Os trabalhos para montagem dos palcos para cada evento demoram quase um mês inteiro, o que provoca interdições que causam incômodo em parte da comunidade dos fãs de automobilismo.

Carros e música

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou na semana passada que estão previstas novas reformas em Interlagos para o ano que vem, mas que, uma vez concluídas, permitirão a realização simultânea de eventos de automobilismo e de entretenimento no local:

— Para a gente ter o automobilismo de uma forma pulsante e com o crescimento da sua performance, a gente precisa ter um equipamento com investimento. Não dá para a gente ter, como era antes, um autódromo deficitário, fechando no vermelho todos os anos. Quando a gente concluir toda essa infraestrutura, vai diminuir o tempo de interdição e esses investimentos vão possibilitar ao autódromo, sem abdicar do automobilismo, ter uma capacidade maior de receber eventos.

O ex-piloto Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car (em 1979), diz entender a necessidade de ter atividades rentáveis no autódromo, mas reclama dos prejuízos ao esporte:

— A gente entende que a prefeitura pode usar Interlagos como uma arena para shows, mas tem que ter cuidado para não atrapalhar o automobilismo nacional e internacional. O esporte praticamente parou por causa do The Town, prejudicou muito nós que praticamos o automobilismo. E isso prejudica também o desenvolvimento de novos pilotos. As escolas de pilotagem estão paradas.

Um ano 'atípico’

O secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, diz que 2023 foi “um ano atípico” para o autódromo, e que o automobilismo segue como a estrela principal de Interlagos, apesar da nova era de “arena multiuso” do local:

— Tivemos obras que deveriam ter sido feitas há 30 anos. Isso obviamente iria impactar o calendário do autódromo. Vamos publicar o chamamento dos eventos para o ano que vem, em que vamos ter os dois grandes prêmios (F1 e Le Mans) e os dois festivais (Lollapalooza e Primavera Sound). Todas as demais datas estão restritas ao automobilismo. Se sobrar alguma, nós abriremos para outro tipo de evento aqui.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, as reclamações da categoria são “momentâneas” e o esporte pode até se beneficiar pelo fato de que mais pessoas estão conhecendo Interlagos por conta dos eventos musicais realizados ali:

— Não se faz omelete sem quebrar ovos. Interlagos é um equipamento do automobilismo, mas também é da cidade, é de todos. Muitos parentes meus, que sou uma pessoa que vive o automobilismo, só vieram a conhecer esse espaço maravilhoso agora. Isso gera um marketing muito grande para o esporte. Se no futuro houver algum problema, garanto que a Fórmula 1 permanecerá lá. Os shows podem até mudar de lugar, mas o esporte continuará em Interlagos.