Esportes

Após confronto direto, Botafogo tem 64,3% de chance de título e Palmeiras, 15,6%; veja números da Bola de Cristal

Clube paulista praticamente triplicou sua probabilidade de levantar a taça no final do ano

Agência O Globo - 02/11/2023
Após confronto direto, Botafogo tem 64,3% de chance de título e Palmeiras, 15,6%; veja números da Bola de Cristal
BOTAFOGO - Foto: Reprodução INSTAGRAN

A vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, no estádio Nilton Santos, deixou o campeonato ainda mais em aberto nesta reta final. Com vantagem do líder para o vice-líder diminuíndo de seis para três pontos — o clube alvinegro tem um jogo a menos que a equipe paulista —, as chances de título, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, ficaram um pouco mais equilibrada em relação ao início da rodada.

Com o resultado positivo, o Palmeiras praticamente triplicou suas chances de título e saltou de 5,7% para 15,6%. Por outro lado, o revés fez com que o Botafogo tivesse uma queda brusca na probabilidade de levantar a taça no final da temporada e viu seus números caírem de 80,2% para 64,3% — porcentagem menor do que o período em que o clube ficou quatro jogos sem vencer.

Embora esse número ainda seja alto e maior do que todos os concorrentes somados, a chance de título de Botafogo ficou mais próximo de 50%, o que equivale a dizer que o campeonato está em aberto faltando apenas sete rodadas para o fim — o clube carioca ainda possui um jogo atrasado contra o Fortaleza.

No entanto, esse número pode cair ainda mais. Isso porque o Bragantino, atual quinto colocado e com 12,2% de chances de ser campeão, joga nesta quinta-feira contra o Goiás, na Serrinha, e se vencer pode aumentar ainda mais a sua probabilidade de título. Com 52 pontos, a equipe do técnico Pedro Caixinha chegaria a 55 e ficaria a quatro do clube alvinegro — as equipes tem um confronto direto no dia 12 de novembro no estádio Nabi Abi Chedid.

Confira as chances de título segundo a Bola de Cristal

Botafogo - 64,3%

Palmeiras - 15,6%

Bragantino - 12,2%

Grêmio - 4,7%

Atlético-MG - 2,1%

Flamengo - 0,89%

Athletico - 0,12%

Fortaleza - 0,016%

Fluminense 0,004%