Esportes
Ex-jogador da NHL sugere que chute de atleta que matou jogador de hóquei foi intencional
Para Sean Avery, Matt Petgrave, 31, estava tentando fazer contato com oponente; Adam Johnson morreu aos 29 anos após ser atingido na garganta pelos patins do adversário

Um ex-jogador da National Hockey League (NHL) sugeriu que o golpe que matou o americano Adam Johnson no último sábado foi intencional, mas se recusou a chamar o responsável de assassino. Para ele, Matt Petgrave, 31, estava tentando fazer contato com oponente, mas “não acordou com a intenção de matar alguém”. Johnson morreu aos 29 anos após ser atingido na garganta pelos patins do adversário.
Ela invadiu a quadra após o acidente: Jogador de hóquei morto por corte de patins de adversário tinha acabado de ficar noivo
Saiba: Polícia da Colômbia oferece R$ 240 mil por informações que ajudem a encontrar pai de Luis Díaz, do Liverpool
Para Sean Avery, ex-astro do hóquei canadense, Petgrave fez “um movimento pouco convencional” e “estava tentando fazer algum tipo de contato”, mas que não pensou que mataria o oponente. Ele afirmou, ainda, que o esporte deveria reconsiderar as lâminas finas de titânio que estão atualmente na parte inferior dos patins dos jogadores.
Já Chris Therien, ex-defensor profissional de hóquei no Canadá, também se pronunciou no X (antigo Twitter): “Depois de ver o incidente envolvendo Adam Johnson, essa liga precisa ser interrompida imediatamente para uma investigação”. Ele continuou: “Fiquei literalmente chocado e enjoado com o que vi. Parecia intencional. Foi um chute de Kung Fu. Meus olhos não estão mentindo”.
O incidente está sendo investigado pela polícia de South Yorkshire.
Quem é Matt Petgrave?
Matt Petgrave jogou em oito ligas diferentes durante sua carreira e foi descrito por apresentadores da Fox e pessoas nas redes sociais como um jogador “sujo”. Atualmente, ele é o jogador mais penalizado da Elite Ice Hockey League na temporada 2022-23, de acordo com o EuroHockey, acumulando um total de 129 minutos de penalização.
Entre 2013 e 2017, ele foi listado com 328 minutos de penalização na carreira, de acordo com o VredsHockey. Enquanto jogava na Canadian Hockey League em 2010, Petgrave foi suspenso por cinco jogos “por uma infração no terceiro período da vitória de 9 a 4 sobre Sarnia.” Em 2018, foi suspenso indefinidamente por seu comportamento na ECHL em Nova Jersey. Na época, ele também foi multado em valor não divulgado.
Protetor de pescoço será obrigatório
O jogador de hóquei Adam Johnson morreu ao ser atingido na garganta pelos patins do adversário durante uma partida realizada na cidade de Sheffield, no Reino Unido. Ele estava em quadra pela equipe do Nottingham Panthers quando ocorreu o incidente. O atleta recebeu ajuda de um colega para levantar do chão enquanto tentava estancar o sangramento. Depois, ficou inconsciente.
O acidente foi filmado e exibido ao vivo na internet. No momento, Johnson não usava protetor de pescoço. Após o caso, a Associação Inglesa de Hóquei no Gelo (EIHA) decidiu tornar obrigatório o item durante “todas as atividades” a partir de 2024, de acordo com a BBC. “É inaceitável que qualquer jogador perca a vida enquanto pratica esporte”, afirmou a EIHA em comunicado.
Até aqui, os jogadores no Reino Unido podiam escolher jogar sem os protetores assim que completassem 18 anos. A EIHA ainda emitiu “forte recomendação” para que os atletas já utilizem o protetor de pescoço nos compromissos de 2023.
Jogador ficou noivo meses antes de morrer
Poucos meses antes de morrer, Johnson havia dado um passo adiante no relacionamento com Ryan Wolfe. O jogador de hóquei havia pedido a namorada em casamento no verão passado (no hemisfério norte, inverno no Brasil) e passou a morar com ela em terras britânicas. A informação foi confirmada ao “Athletic” pelo amigo do casal Riley Tufte, ex-parceiro de Johnson no esporte universitário.
— Simplesmente horrível, trágico e muito, muito triste — disse o atacante do Colorado Eagles ao receber a notícia da morte por meio de ligações e mensagens de texto no sábado.
Ryan, que estava na arquibancada para assistir ao jogo do noivo, invadiu a quadra ao vê-lo ferido e começou a rezar, de acordo com a imprensa internacional. Nas redes sociais, os dois trocaram declarações de amor e posavam juntos, sorridentes, em viagens e eventos. Com a confirmação da morte, ela publicou uma homenagem: “Vou sempre sentir a sua falta. Te amo para sempre”, escreveu.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
3
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
4COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
5OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos