Esportes
Jogos Pan-americanos: Brasil tem atleta na pelota basca; saiba quem é
Filipe Otheguy, filho de brasileira, ainda não conhece o Brasil; ele fala português porque pratica com a mãe

O Brasil lutará por uma medalha na pelota basca, modalidade pouco conhecida no Brasil. Filipe Otheguy, filho de Pascal, um francês, engenheiro aeronáutico, e de Luiza, uma brasileira nascida no Ceará e que hoje trabalha em casa, procurou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para voltar a representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos. Ele, que em Lima-2019 ele foi medalha de bronze, conseguiu vaga no torneio continental por meio de um classificatório em Peru.
Filipe conta que ainda não conseguiu realizar o sonho de conhecer o Brasil. Nascido em Biarritz, na França, ele reside atualmente no pequeno município de Saint-Pée sur Nivelle, na França, e fala um pouco de português. Ele aprendeu a língua com a mãe e a pratica em casa, com ela. Filipe, que costuma comer arroz e feijão em sua casa e tem um irmão nascido no Brasil, o Sebastião, é professor de educação física e pratica pelota basca como hobby.
— Um dia quero ir para o Ceará e também conhecer a única quadra de pelota basca no país, que fica em um clube em São Paulo — fala o atleta, que desde pequeno joga pelota basca. — Onde eu moro, é como o futebol. Aprendi na escola.
A pelota basca é disputada em 12 modalidades diferentes, mas no Pan apenas as quatro mais conhecidas estão no programa. Filipe disputará o frontón manual, em que o atleta rebate a bola apenas com a mão.
Um dos esportes mais curiosos da competição, a pelota basca teve sua origem no País Basco, na Espanha. Não há muitos praticantes da atividade no Brasil e nem mesmo pelo mundo. Foi introduzido no programa olímpico nas Olimpíadas de Barcelona, mas nunca mais retornou. O jogo consiste em bater a bola contra a parede e o adversário tem de rebatê-la antes de quicar duas vezes no chão.
— Para mim, representar o Brasil é uma honra e farei o meu possível para ganhar uma nova medalha.
Mais lidas
-
1SUBORNO
Homem que envenenou cães em Palmeira dos Índios tentou subornar policiais após prisão
-
2ESPORTE
Alagoana Duda Arakaki faz história e lidera Seleção em conquista inédita no Mundial de Ginástica Rítmica
-
3
Pedagoga da Editora Espiral fala sobre responsabilidade afetiva para pessoas envolvidas na educação especial
-
4COVARDIA
Crueldade no Centro de Palmeira: homem é detido por envenenar cães
-
5OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos