Esportes

Seleção feminina de vôlei perde decisão para dominicanas e leva a prata no Pan-americano de Santiago

Modalidade garantiu outras duas medalhas na praia, cujas decisões pelo ouro serão nesta sexta-feira; seleção masculina inicia disputa nesta segunda-feira

Agência O Globo - 27/10/2023

Com um time B, formado na maioria por atletas novatas, a seleção feminina de vôlei conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023. Foi derrotada na decisão pela República Dominicana por 3 a 0 (26/24, 25/16 e 25/19) nesta quinta-feira, na Arena Parque O'Higgins. Das 12 atletas, apenas cinco haviam jogado no time adulto (Tainara, Naiane, Maiara, Lais e Lorena).

As principais jogadoras e o técnico José Roberto Guimarães já iniciaram a temporada de clubes e desfalcaram a seleção. Paulo Coco foi quem comandou o Brasil.

A seleção fez um primeiro set disputado, que teve dois desafios nos dois match points. A torcida, claramente, estava do lado das dominicanas. Depois, nas parciais seguintes, as brasileiras foram dominadas. As dominicanas era favorita e sacramentaram o título com ace.

A seleção masculina, também desfalcada, incia sua disputa nesta segunda-feira. Enfrenta a Colômbia, às 10h30. O grupo está sem técnico após a saída de Renan dal Zotto. Giuliano Ribas será o treinador em Santiago.

Na praia, o Brasil já garantiu duas medalhas.

É que nesta quinta-feira, Duda e Ana Patrícia, a dupla sensação da praia, líder do ranking mundial, garantiu uma medalha inédita em suas carreiras. Conquistaram vaga na final do torneio ao derrotarem as americanas Corinne Quiggle e Sarha Murphy por 2 a 0 (21/11 e 21/18). A decisão será nesta sexta-feira, às 18h, contra Melissa e Wilkerson, do Canadá, quintas do mundo.

E pelo masculino, André e George venceram os chilenos Esteban Fuster e Marco Alfonso Krogh por 2 a 0 (21/13 e 21/17). A final será nesta sexta-feira às 19h, contra os cubanos Jorge Luis Alayo e Noslen Díaz.

As seleções do Brasil já têm vaga assegurada em Paris-2024, após venceram seus pré-olímpicos. O Pan não classificaria para os Jogos. Já as duplas de praia precisam esperar fechar o ranking mundial em 2024. Em Tóquio-2020 o Brasil não teve desempenho destacado. Apenas a seleção feminina foi ao pódio (prata).

.*A repórter viaja a convite da Panam Sports