Esportes

Disputas do vôlei acirram a competição na 41ª edição do Intercolegial

Fim de semana promete partidas muito emocionantes na quadra do Sesc, em São João de Meriti

Agência O Globo - 22/10/2023
Disputas do vôlei acirram a competição na 41ª edição do Intercolegial

O final de semana promete mais uma vez ser movimentado pelas disputas de vôlei do Intercolegial. Vinte e cinco escolas terão nas quadras do Sesc São João de Meriti, na Baixada Fluminense, seus representantes disputando as quartas de final. Haverá confrontos nas quatro categorias: sub-15 e sub-18, no masculino e no feminino.

A estudante Beatriz da Rocha Grisolia, de 13 anos, está animada para sua estreia na equipe sub-15. No ano passado, com apenas 12, ela fez parte da equipe do Notre Dame, da unidade de Ipanema, mas pela categoria sub-18. À época, a escola só contava com uma equipe de vôlei para disputar o feminino.

— Foi uma experiência muito construtiva e muito boa. E isso foi um dos motivos para eu querer participar de novo este ano — conta.

Com a diferença de idade entre Beatriz e as companheiras de equipe, a aluna conta que, no início, foi difícil desenvolver uma amizade. Agora em 2023, com a criação do sub-15, outras meninas da idade dela se juntaram ao time, o que facilitou o processo.

— Eu tenho uma relação muito boa com as meninas que jogam comigo, mas foi uma relação que foi se construindo aos poucos. Com o passar do tempo juntas, a gente acabou fortalecendo esse laço de amizade — destaca.

O gosto pelo vôlei

Beatriz conta que começou a se interessar pelo esporte durante as restrições causadas pela pandemia do Covid-19. Quando as pessoas puderam sair de casa para praticar exercícios, saltou os olhos para ela o vôlei no condomínio onde mora com a família na Barra da Tijuca.

— Com o passar do tempo eu fui assistindo, e às vezes jogava junto. Comecei a me interessar pelo esporte cada vez mais, e fui procurar uma escolinha para jogar — relembra a aluna.

Apesar da pouca idade, Beatriz já vive uma jornada tripla: além dos estudos — cursa o sétimo ano do Ensino Fundamental —, ela também se dedica aos treinos tanto no colégio quanto no curso fora da escola. A rotina é cansativa, principalmente com os deslocamentos entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, mas garante que já se acostumou com o dia a dia. Mas a preparação para as disputas não se restringe apenas aos treinos.

— No dia anterior aos jogos, eu sempre tento dormir mais cedo e fazer boas refeições para conseguir ter energia — salienta.

O Notre Dame de Beatriz faz a sua estreia contra o Centro Educacional Meireles Macedo, em partida que abre a categoria sub-15. As disputas do vôlei contam também com partidas das equipes masculinas. O fim de semana ainda está reservado para as categorias sub-18.

O Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, busca o bicampeonato no sub-15 feminino e sub-18 masculino. O Elite Rede de Ensino, da Tijuca, tentará defender o título do sub-18 feminino, e o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, também está em busca de mais uma medalha de ouro no sub-15 masculino.

A 41ª edição do Intercolegial tem realização do jornal O GLOBO, apresentação do Sesc-RJ e patrocínio da Enel por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do governo do Rio de Janeiro, via Secretaria estadual de Esporte e Lazer.