Esportes

Morre Bobby Charlton, ícone do futebol inglês e do Manchester United, aos 86 anos

Família diz que ex-jogador faleceu "em paz" nas primeiras horas da manhã de sábado

Agência O Globo - 21/10/2023
Morre Bobby Charlton, ícone do futebol inglês e do Manchester United, aos 86 anos
Bobby Charlton - Foto: Instagram - @manchesterunited

O futebol inglês perdeu uma de suas maiores figuras neste sábado. Sir Bobby Charlton, ex-meia-atacante com passagens marcantes pelo Manchester United e pela seleção da Inglaterra, pela qual foi campeão do mundo em 1966, morreu aos 86 anos.

A informação foi confirmada à imprensa do país pela família, que afirmou que Charlton "morreu em paz nas primeiras horas da manhã de sábado. Em 2020, ele já havia recebido um diagnóstico de demência.

Ao lado de Geoff Hurst, Charlton era um dos dois últimos membros vivos dos que estiveram em campo pela seleção inglesa campeã do mundo na final contra a Alemanha Ocidental. Naquela competição, ele marcou três vezes. O meia-atacante também disputou os Mundiais de 1962 e 1970 e as Eurocopa de 1968. Com a camisa do seu país, marcou 49 gols em 106 jogos.

Revelado pelo Manchester United e considerado um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, passou boa parte da vida envolvido com o clube. Foi um dos grande nomes dos "Busby Babes", os talentos revelados na base do clube entre os anos 1940 e 1960 que se juntaram ao time do técnico Matt Busby.

Sobreviveu a acidente aéreo

Pelos diabos vermelhos, atuou de 1956 a 1973 e fez 249 em 758 jogos e ajudou o clube a conquistar seu primeiro título europeu, em 1968, além de três campeonatos ingleses e duas FA Cups. Levou a Bola de Ouro em 1966 e foi vice da premiação nos dois anos subsequentes.

Antes disso, no momento mais dramático da sua carreira, sobreviveu ao desastre de Munique, acidente aéreo na decolagem de um avião com o elenco do clube que vitimou 23 pessoas em 1958, incluindo nomes de destaque do clube e do futebol inglês, como Duncan Edwards e Roger Byrne.

Charlton Tinha apenas 20 anos na tragédia, da qual escapou com ferimentos leves e passou uma semana no hospital. Posteriormente, retomaria a carreira e ajudaria no renascimento e no crescimento do clube para se tornar o que é hoje. O atacante dá nome à arquibancada sul de Old Trafford, além de ter uma estátua na porta do estádio.

Depois que deixou o clube, atuou por Preston North End, Waterford (Irlanda) e pelos australianos Newcastle KB, Perth Azurri e Blacktown City. Depois que se aposentou, teve rápida carreira de técnico pelo próprio Preston North End e foi diretor do Wigan. Voltou ao Manchester United em 1984 como diretor e permaneceu até o fim da última década. Nos últimos anos, seguiu envolvido com o clube e vinha atuando como embaixador em causas beneficentes, principalmente.