Esportes
Como vivem e agem os fãs: NBA se junta ao 'Podpah' em série que mergulha na cultura das grandes cidades da liga
Programa busca parcela de fãs ligados ao universo do basquete americano e buscará temas como música, moda e gastronomia

Com presença cada vez mais forte no Brasil, a NBA quer levar a cultura das grandes cidades que constituem a liga ao público brasileiro. É dessa ideia que parte o projeto "NBA na Estrada", anunciado na última terça-feira. Em parceria com Igão e Mítico, apresentadores do podcast Podpah, mais os influenciadores Caio Teixeira e Sidney Dois Por Cento, a liga embarcará em um motorhome personalizado para visitar franquias ao longo de 15 dias e produzir uma série especial de vídeos no Youtube e outros conteúdos.
As gravações começam neste domingo e o primeiro dos 18 episódios será focado na cidade de Denver, casa dos Nuggets, atuais campeões. A viagem, que terá episódios publicados todas as terças e sextas, com estreia no próximo dia 31, é parte de uma iniciativa da liga de se conectar com mais uma camada de fãs, aqueles envolvidos com o lifestyle e a cultura do basquete americano. Temas como idolatria, basquete de rua, gastronomia e comportamento serão alguns dos focos.
— Caio e Sidney são os especialistas do basquete, vivem a NBA. O Igão e o Mítico são fãs, curtem e têm uma conexão mais forte com o esporte como um todo. Trazem para a gente essa conexão com um público que tem um perfil mais amplo que só o fã. A gente quer falar com nosso fã, damos muito valor para isso, mas estamos num estágio de criação de conteúdo que nos permite olhar com carinho para públicos que não têm a NBA no dia a dia, mas têm afinidade, precisam de alguém puxando essa linha para verem que a NBA está além do jogo, tem características e valores que o Igão e o Mítico com certeza vão conseguir mostrar com clareza no dia a dia e com simplicidade — explica Gustavo Penna, diretor de conteúdo da NBA no Brasil.
Dados divulgados pela liga mostram a afinidade da base de fãs com games, moda, arte urbana, celebridades, dança, artes visuais, influenciadores e a cultura sneakerhead (voltada para os tênis), temas que serão abordados na série. Segundo a NBA, pesquisa do IBOPE Repucom em 2023 mostra que 56% dos fãs da liga no Brasil têm entre 18 e 40 anos, e 28% ficam na faixa dos 18 aos 29 anos.
— É a primeira oportunidade que a gente tem de levar diferentes talentos, perfis diversos, para acompanhar a realidade não só dos times, mas da cidades que respiram o basquete nos Estados Unidos — completa Penna.
Roteiro por cinco cidades
A viagem inclui ainda passagens por Los Angeles (casa de Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers), Salt Lake City (Utah Jazz) e Portland (Portland Trail Blazers). San Antonio Spurs, Sacramento Kings, Orlando Magic e Memphis Grizzlies são outras franquias que estarão na série.
— Sou 100% (lifestyle da NBA) desde criança. Minha parada é com tênis, música, roupa, com os jogadores. Quando fui ao Brooklyn Nets (em Nova York) e vi a galera passando, tocando, aquilo tudo, foi a primeira vez que eu falei "nossa, isso aqui é muito mais da hora que futebol", para mim. Eu sinto que com esse projeto, eu consigo cativar várias pessoas igual a mim, que estão nesse universo mas às vezes não consomem o jogo em si. Vou estar desse lado e falando "olha, não sou tão experiente em basquete, mas amo tudo isso. Vem com nóis? Vai ser basicamente isso — contou Mítico, em conversa com o GLOBO.
— A gente quer mostrar que é um esporte muito fera e democrático. Querendo ou não, tinha o futebol todo domingo, meio de semana, aprendemos rápido quem são os jogadores e os times. Na NBA, é diferente, agora com essa globalização gigante da liga e dos jogadores. O Jimmy Butler vai na apresentação tirar fotos e a gente fica "com qual cabelo ele vem dessa vez?". Já está rolando de estarmos inteirados com os jogadores, as músicas, os tênis. E agora podemos mostrar na viagem o entorno dos ginásios, como rola, o que se come, como vivem e agem os fãs juntos — completa Igão.
A dupla mantém parceria com a liga há alguns anos, e são figurinhas carimbadas na NBA House, experiência da liga durante as finais em São Paulo.
Na última temporada, a NBA produziu mais de 800 horas de conteúdo original voltando para o mercado brasileiro. Hoje, está centrada nessa especificidade e na diversidade de conteúdos, de vídeos de melhores momentos a outros de reações, formato popularizado pelas lives (transmissões ao vivo). É uma das tendências do "Na Estrada".
— O nosso objetivo é conectar, mas vivendo nessa expectativa de qual é a perspectiva do fã que está na arena e da perspectiva do fã brasileiro que não tem essa oportunidade. Qual é a vivência, como é que eles (os quatro envolvidos) encaram e reagem a esse momento — adiciona Penna.
— Se eu vir o LeBron James a uns 200 metros, já fico assim (encantado). O negrão é embaçado — brinca Igão.
A iniciativa é também mais um grau de envolvimento das franquias com o mercado brasileiro. Times como o Orlando Magic e o Cleveland Cavaliers já mergulharam na criação de conteúdo e até nos investimentos e ativações no Brasil — os Cavs, representados internacionalmente por Anderson Varejão, reformaram quadras em São Paulo e no Espírito Santo. Segundo Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil, é só o início de um futuro promissor no país.
—A NBA tem transformado o mercado brasileiro dentro e fora de quadra. O que a gente vê é que as franquias têm percebido isso. Algumas já aterrissaram, as principais são o Cleveland Cavaliers e o Orlando Magic. É um mercado extremamente estratégico para eles, que querem que cada vez mais brasileiros tenham a possibilidade de consumir os produtos, de viajar para ver um jogo e por aí vai. Tem outras franquias no avião que estão na fila para descer. Isso é muito bom, mostra que realmente o mercado já está maduro, consolidado, com muita oferta, muitos produtos legais e muitas histórias boas contadas. A NBA no Brasil está num momento muito legal e as franquias estão vindo com tudo para nos ajudar a contar essa história e aumentar ainda mais esse mercado.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4TRAGÉDIA
Alagoana recém-casada morre em acidente no Sertão de Pernambuco
-
5FUTEBOL
Santos acerta contratação de zagueiro argentino da Inter