Esportes

‘Vida desorganizada’ e ‘péssimo exemplo’: Busquets criticou Arthur para Xavi quando ele assumiu o Barcelona

Na mesma ocasião, Dembélé também teria conversado com novo treinador, condenando uma possível negociação do clube com o lateral, também francês, Pavard

Agência O Globo - 20/10/2023
‘Vida desorganizada’ e ‘péssimo exemplo’: Busquets criticou Arthur para Xavi quando ele assumiu o Barcelona

Atualmente na Fiorentina, da Itália, o brasileiro Arthur teve uma passagem apagada pelo Barcelona, entre 2018 e 2020, depois de chegar ao clube catalão sob muita expectativa após boa passagem pelo Grêmio — onde foi campeão da Libertadores em 2017. Os motivos para o desempenho abaixo do esperado teriam sido resultado da parte extracampo do jogador, segundo seu ex-colega de clube e atualmente no Inter Miami Sergio Busquets.

Maior salário da MLS: saiba quanto Messi ganha por dia no Inter Miami

Entenda: quanto Neymar pode deixar de ganhar nesta temporada no Al-Hilal por causa de lesão no joelho?

O brasileiro tinha seu rendimento comprometido, segundo Busquets, como resultado de “uma vida desorganizada, com muitas festas”, sendo, ainda, “um péssimo exemplo para os jogadores mais jovens” do Barcelona. As opiniões do espanhol teriam sido passadas a Xavi assim que o ex-jogador assumiu o clube como novo treinador, em novembro de 2021.

Na ocasião, segundo o jornal espanhol Sport, outro jogador do clube, Ousmane Dembélé, também criticaria fortemente, em conversas com Xavi, o lateral Benjamin Pavard, seu colega de seleção francesa. O atacante disse ao treinador que seu compatriota “era um jogador que criava atritos no vestiário”.

Em ambos os casos, as palavras dos jogadores do Barcelona tiveram peso, tanto que Pavard nunca assinou com os catalães e Arthur deixaria o clube, com destino à Juventus, da Itália, meses depois.

Guardiola fala sobre Bola de Ouro: 'deveria ser uma para Messi e outra para os outros'

Pelo Barcelona, nas duas temporadas em que atuou pelo clube, foram 72 jogos, com quatro gols marcados e seis assistências. Em 2020, ele iria para a Itália, onde atuaria por mais dois anos, defendendo a Juventus, até se transferir, por empréstimo, para o Liverpool, onde pouco atuaria.

Em baixa na Europa, ele seria emprestado novamente, desta vez para a Fiorentina. Nesta temporada, já são doze jogos, nove deles como titular. Em junho do ano que vem, ele retorna à Juventus após o fim do empréstimo. Ele tem contrato com o clube italiano até junho de 2026.