Esportes

Brasileirão retorna com maratona de jogos que podem selar destinos; veja análise das rodadas no topo da tabela

Brasileirão retorna com maratona de jogos que podem selar destinos; veja análise das rodadas no topo da tabela

Agência O Globo - 18/10/2023
Brasileirão retorna com maratona de jogos que podem selar destinos; veja análise das rodadas no topo da tabela
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasileirão retorna nesta quarta-feira com seis partidas que envolvem candidatos ao título, pretendentes a uma vaga na Liberadores e desesperados contra o rebaixamento. São os casos opostos do Botafogo, que enfrenta o América-MG em Belo Horizonte, e do Vasco, que recebe o Fortaleza em São Januário.

E é provável que, em menos de um mês, tenhamos respostas definidas ou muito bem encaminhadas. Nos próximos 26 dias, os 20 clubes terão oito jogos até a próxima paralisação para a Data Fifa, a partir do dia 13 de novembro.

Num recorte do topo e da parte inferior da tabela, O GLOBO avaliou os jogos dos cinco primeiros e daqueles que tentam evitar as duas vagas na Série B (considerando que América-MG e Coritiba têm mais de 90% de risco de queda).

Nessa maratona, o Botafogo (líder), o Grêmio (terceiro) e o Palmeiras (quarto) têm mais chances de terminar a corrida à frente — mas cravar o título é um cálculo difícil, ainda mais que os dois concorrentes enfrentam o alvinegro.

Ainda que tenham clássicos regionais nesse período, o alvinegro e o alviverde têm a seu favor o bom desempenho como visitantes. O Botafogo soma 54% de aproveitamento fora de casa; o Palmeiras, 43%. Longe do tapetinho, o time carioca enfrenta o América-MG (com grande risco de rebaixamento), o Fortaleza (disputa vaga na Libertadores se não for campeão da Sul-Americana), o Vasco (luta para não cair) e o Bragantino (concorrente do momento).

O Palmeiras tem a vantagem de fazer cinco das oito partidas em seus domínios, onde poderá se recuperar na competição após sofrer três derrotas seguidas nas últimas rodadas. Em casa, enfrentará times que figuram no meio ou na parte inferior da tabela. Fora de casa, terá o confronto direto com Botafogo e Flamengo, por exemplo.

O Grêmio, por sua vez, pega mais times em dificuldades. Os confrontos mais complicados tendem a ser contra o Botafogo, Flamengo e São Paulo. Quase todos os demais adversários ainda lutam para escapar do risco do rebaixamento.

Já Flamengo e o vice-líder Bragantino terão uma sequência recheada de desafios. O rubro-negro encara três adversários diretos na briga por vaga na Libertadores (Grêmio, Palmeiras, Bragantino e Fortaleza) e tem dois jogos com rivais regionais (Vasco e Fluminense). Pode conseguir algum desafogo diante do Cruzeiro e do Santos.

O atual segundo colocado precisará mostrar que tem fôlego para se manter na briga. A missão não será das mais fáceis. O Bragantino terá pela frente três grandes de São Paulo. Ainda que São Paulo, Corinthians e Santos estejam patinando na competição, não serão jogos tranquilos. O time do interior paulista também vai encarar três grandes do Rio, e todos eles com grandes aspirações no campeonato.