Esportes
Eliminatórias da Eurocopa 2024: com gols de Kane e Rashford, Inglaterra vence Itália e garante vaga
Último dia desta Data Fifa confirmou a 9ª seleção classificada para o torneio. No mês que vem, 12 vagas devem ser definidas

No último dia de jogos das Eliminatórias para a Eurocopa 2024 nesta Data Fifa, a Inglaterra bateu a Itália por 3 a 1, e se tornou a nona seleção classificada para o torneio, que será realizado na Alemanha. Com dois gols de Harry Kane e um de Marcus Rashford, os ingleses conseguiram uma espécie de revanche, ao bater a equipe que os fez vice-campeões na última edição, em 2021.
Porém, a partida realizada no estádio de Wembley, em Londres, teve o placar aberto pelos italianos. Com 15 minutos de bola rolando, Gianluca Scamacca encontrou as redes. Ainda no primeiro tempo, aos 32, Kane cobrou pênalti e empatou. Na segunda etapa, o time da casa virou com chute forte de Rashford, e sacramentou o resultado com o segundo de Kane.
Dessa forma, a Inglaterra chegou aos 16 pontos, líder do grupo C e classificada para a próxima Eurocopa. Já a Itália ficou na terceira colocação, com dez. O segundo lugar é ocupado pela Ucrânia, que venceu Malta por 3 a 1, fora de casa, e agora tem 13.
Pelo grupo G das Eliminatórias, a Hungria tinha a chance de se classificar nesta terça-feira, mas apenas empatou com a Lituânia, por 2 a 2. Mesmo assim, a equipe segue na liderança, com 14 pontos, seguida pela Sérvia, com 13, que venceu Montenegro, pelo placar de 3 a 1.
Já no grupo H, três partidas movimentaram o dia. Agora com 19 pontos, Eslovênia e Dinamarca venceram seus jogos, e segue mantendo a liderança da chave. Enquanto os eslovenos venceram a Irlanda do Norte, por 1 a 0, os dinamarqueses fizeram 2 a 1 em San Marino.
Na abertura do dia, o Cazaquistão venceu a Finlândia por 2 a 1, fora de casa, chegando a 15 pontos, no terceiro lugar. Os finlandeses ficaram com 12 e foram eliminados. As duas vagas ainda estão em disputa neste grupo, faltando as rodadas finais.
O que vem a seguir
A Inglaterra se juntou ao grupo das seleções classificada: Alemanha (anfitriã), França, Bélgica, Portugal, Espanha, Escócia, Turquia e Áustria. A Eurocopa terá 24 equipes, e 12 vagas deverão ser definidas na Data Fifa de novembro, a última destinada às Eliminatórias. Lembrando que os dois primeiros de cada grupo se classificam automaticamente. Os três lugares finais no torneio serão disputados em uma repescagem, que terá seus confrontos definidos posteriormente.
Uma seleção de destaque que ainda não se classificou foi a Holanda, vice-líder do grupo B, liderado pelos franceses. Empatada em pontos com a Grécia (12), terá jogos contra Irlanda e Gibraltar para definir sua vida, enquanto os gregos só terão uma partida, contra a França.
Outra equipe que terá um jogo a mais que um adversário direto será a Itália, em briga com a Ucrânia e a Macedônia do Norte. No mês que vem, os italianos enfrentarão exatamente estes dois adversários, precisando tirar a vantagem de três pontos dos ucranianos, que tem um jogo restante, um encontro entre eles, na última rodada.
Croácia — semifinalista da última Copa do Mundo — e Polônia também precisam a voltas às zonas de classificação de seus grupos, para não precisar disputar a repescagem. Já seleções menores, como a Albânia e a Eslováquia, estão bem próximas da vaga.
O grupo I deve ser a maior incógnita, pois Israel entrou em um conflito armado e não pôde disputar seus jogos neste mês. A chave liderada por Romênia e Suíça ainda precisa de mais esclarecimentos por parte da Uefa. No entanto, faltando apenas duas rodadas, grande parte das vagas na Eurocopa de 2024 estarão definidas no próximo mês.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
CSE empata com o CSA no Rei Pelé e conquista o título do Alagoano Sub-20
-
2INFRAESTRUTURA
Codevasf rebate informações sobre fiscalização na Barragem Boacica
-
3OBITUÁRIO
Moacir Teófilo, fundador do Colégio Bom Conselho e símbolo do ensino no agreste, morre aos 97 anos
-
4OBITUÁRIO
Morre Sténio Reis, ícone do rádio alagoano, aos 60 anos de carreira
-
5CRISE FINANCEIRA
Funcionários da Avibras na Alesp discutem salários atrasados há mais de 30 meses e venda da empresa