Internacional
Avião presidencial será usado na repatriação de brasileiros em Gaza
Aeronave decola de Brasília nesta quinta-feira para Roma, enquanto aguarda autorização para decolar para Israel
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que usará um avião presidencial para a operação de resgate de brasileiros em Gaza. A aeronave, um VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros, decolou nesta quinta-feira para a missão.
"A aeronave que decola na tarde desta quinta-feira (12/10) tem como destino Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que estão em Gaza", diz a nota da FAB.
As aeronaves que participam da operação de regate têm feito escala na capital italiana, antes de seguir para o Oriente Médio.
A aeronave é a primeira disponibilizada pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza — território palestino na fronteira com o Egito e Israel.
O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina, ainda aguarda a formação de um corredor humanitário, em território do Egito, para retirar brasileiros de Gaza.
Até o momento, dois voos já retornaram ao Brasil com cidadãos repatriados. As aeronaves, com 211 e 214 passageiros, chegaram ao país na madruga de quarta e desta quinta.
Um terceiro voo de repatriação decolou de Tel Aviv nesta tarde, com 69 passageiros e uma criança de colo.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais