Artigos

Sinopse Histórica

Laurentino Veiga 07/10/2023
Sinopse Histórica
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

A Editora do Centro Universitário CESMAC, através do Pró-reitor Acadêmico Historiador Dr. Douglas Apratto Tenório, editou o novel livro do eminente mestre Álvaro Queiroz, Sinopse Histórica Sobre os Concílios Ecumênicos para o deleite de seus amigos e leitores. Prefaciado pelo seu colega do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas Roberval Santos da Silva.

“Deste modo, Sinopse Histórica Sobre Concílios Ecumênicos vem com a missão de contribuir com os estudiosos da religião, seminaristas, sacerdotes, leigos e interessados em conhecer o processo de construção da Igreja, os rumos do catolicismo e, principalmente, para nos aproximar, pela História de uma Instituição que continua sendo edificada por homens e mulheres, por um mundo cuja salvação se encontra em Jesus, derradeiro Farol que nos leva ao infinito amor reservado por Deus para toda humanidade”.

No Sumário da obra sacra, vê-se diversos capítulos historiando a vida de dois séculos da Santa Igreja Católica capitaneada pelo Papa Francisco. Os fatos narrados, encontram-se baseados na proficiência do dedicado mestre em História do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde exerce com maestria os acontecimentos ocorridos na sua prelação acadêmica. Inclusive, inseriu fotos do Papa São João XXIII, Papa São Paulo VI, Papa Pio IX, Papa Paulo III, Papa Inocêncio, São Cirilo de Alexandria, Santo Atanásio.

O fidalgo Álvaro Queiroz lecionou por 30 anos no Centro Universitário CESMAC, idealizado pelo maior educador de Alagoas Cônego Teófanes Araújo de Barros, que no ano que se aproxima completará 50 anos de fundação. Meu colega da maior Instituição do Estado de Alagoas. Sempre o admirei pela sua conduta, pela sua dedicação em multiplicar o saber às novas e futuras gerações. Orador sacro, armazena experiências que se destaca no exercício da sublime profissão.

À guisa de Conclusão sentencia: “

A história dos concílios - aqui expostas sinteticamente - é uma espécie de chave de leitura da própria história eclesiástica. Há muitas maneiras de estudar a história da Igreja; uma delas é olhar as decisões conciliares ao longo destes dois milênios”.

Na leitura que fiz à obra, verifiquei a densidade do autor em trazer à tona o itinerário da Igreja Católica desses dois milênios. Inclusive, detalhando a luta dos missionários pioneiros. A morte de mártires feito São Lourenço, bem como de outros que morreram pelo amor a Jesus Cristo.

Notadamente, no final da obra destaco O 1º Concilio do Vaticano, O 2º Concílio do Vaticano e a Sinopse do capítulo. Vastas referências bibliográficas, ilustrações alusivas aos fatos historiados. Felicito-o pela grandeza de sua bora, torcendo para que novos livros surjam para ilustrar a Igreja Católica.