Política

De obreira da Universal a militante do Psol: o perfil dos conselheiros tutelares eleitos na cidade do Rio

Entre os cinco candidatos mais votados no município, três se identificam com a esquerda e dois com a direita

Agência O Globo - GLOBO 03/10/2023
De obreira da Universal a militante do Psol: o perfil dos conselheiros tutelares eleitos na cidade do Rio

Após uma campanha que contou com a influência de agentes políticos, 95 conselheiros foram eleitos neste domingo na cidade do Rio de Janeiro. Entre os representantes escolhidos para os cariocas, 16 já se associaram à direita e estão ligados à religião evangélica, enquanto nove se identificam com a esquerda. Apesar da aparente maioria conservadora, três dos cinco mais votados são militantes de partidos da base do governo Lula (PT).

De prima a pastor: Silas Malafaia emplaca dez conselheiros tutelares no estado do Rio

Eleições para o conselho tutelar: saiba o que faz e quanto ganha um conselheiro

Filiada ao Psol, com quase 6 mil eleitores, Paty Felix quebrou o recorde e se tornou a conselheira com mais votos da história. Eleita para o conselho da zona sul, Paty teve mais que o dobro de votos que o segundo colocado na cidade, Leonardo Judice Amatuzzi (2.155), que conquistou uma vaga em Vila Isabel.

Ativista dentro da sigla, a educadora social e advogada é próxima de políticos com cargo eletivo do partido, como a deputada estadual Renata Souza e a federal Talíria Petrone.

O contexto político é similar ao de Amatuzzi, que também é militante da mesma sigla. Nas eleições do ano passado, o historiador fez campanha para que Glauber Braga fosse reeleito no Congresso Nacional.

A quarta mais votada no estado também se une ao campo da esquerda. Milena Salgueiro se identifica com o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2022, apoiou Lula para a Presidência, Alessandro Molon no Senado e Reimont na Câmara dos Deputados.

Apesar dos candidatos que se intitularam "progressistas" terem despontado em número de eleitores, o GLOBO identificou mais nomes ligados à direita conservadora. Isto porque a campanha teve impacto direto nos templos religiosos, onde pastores se mobilizaram para eleger representes que comungam dos ideários evangélicos.

Na capital fluminense, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo emplacou sete conselheiros titulares e dois suplentes. Entre eles, dois estão entre os cinco mais votados. Em Madureira, Francisco Silva conquistou 1907 votos.

Atuante na política carioca, Silva fez campanha para o candidato a deputado federal Jacaré, que ficou preso em preventiva por 7 dias durante o pleito por ter declarado ter R$ 5 milhões em espécie.

No Conselho Tutelar de Ramos, na zona norte, Leandro Eugênio obteve 1,2 mil votos com o aval de Malafaia. Em suas redes sociais, Leandro coleciona registros ao lado de Malafaia e do deputado federal e ex-presidente da bancada evangélica Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Nas publicações, não mede elogios ao seu líder.

— Homem de fé, que vive o que prega, que tem coração generoso, tem sido um verdadeiro exemplo para nossa geração. É uma honra ser sua ovelha. Seu caráter é admirável — disse Leandro Eugênio sobre Malafaia.

Força evangélica

Para além de Malafaia, outras lideranças protestantes conseguiram emplacar seus candidatos, como o fundador da Igreja Universal Reino de Deus, Edir Macedo. Em Inhaúma, Simeiry Santos foi eleita com a ajuda da fé.

Também da Universal, Cleide Rosa Lima Ferraz é obreira, ou seja, realiza trabalhos voluntários na instituição. Por esses feitos, a nova conselheira já recebeu uma moção de reconhecimento do deputado federal Jorge Braz (União Brasil).

Em 2016, ainda enquanto vereador, Braz escreveu: "Obreiros choram com os que choram e se alegram com os que encontram uma nova perspectiva de vida em Cristo. Eles cuidam, compartilham, adiam projetos pessoais e se realizam com o sonho do outro. (...)Desta forma, a Cidade do Rio de Janeiro, representada por seu Poder Legislativo, verdadeiro signatário dos anseios democráticos da sua sociedade, em reconhecimento aos seus valiosos préstimos, a homenageia com esta Moção de Louvor e Reconhecimento".