Internacional
EUA reconhecem que Irã colocou satélite em órbita nesta semana
Os Estados Unidos reconheceram que a Guarda Revolucionária paramilitar do Irã teve sucesso em lançar um satélite de imagens nessa semana, num lançamento que se assemelha a outros criticados por Washington, por fortalecer o programa de mísseis balísticos de Teerã.
Hoje, dados publicados pelo site space-track.org listavam um lançamento na quarta-feira, 27, pelo Irã que colocou o satélite Noor-3 em órbita. As informações para o site são fornecidas por um braço das forças armadas americanas. As autoridades iranianas divulgaram um vídeo de um foguete decolando de um lançador móvel sem dizer onde ocorreu, mas que aparentemente se trata de uma base perto de Shahroud, a cerca de 330 quilômetros de Teerã.
Os EUA dizem que os lançamentos de satélites do Irã desafiam uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e pedem para que Teerã não realize atividades que envolvam mísseis balísticos capazes de lançar armas nucleares. As sanções da ONU relacionadas ao programa de mísseis balísticos do Irã expirarão em 18 de outubro.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
2IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara