Cidades
Eleição de conselheiros tutelares em Santana do Ipanema sob risco de anulação
Disputa judicial na eleição para conselheiros tutelares em Santana do Ipanema

Acidade de Santana do Ipanema se encontra em meio a uma controvérsia jurídica envolvendo a eleição para conselheiros tutelares. A decisão do desembargador Paulo Zacarias de manter o processo de forma indireta, com o envolvimento de algumas instituições na seleção dos candidatos, tem gerado debate e incerteza quanto ao futuro da eleição.
A eleição, agendada para o próximo dia 1º de outubro, segue um histórico tumultuado devido a uma lei municipal proposta pela prefeita Renilde Bulhões há cerca de 12 anos. Essa lei foi apresentada como uma resposta à legislação federal, considerada inconstitucional e em desacordo com os artigos 132 a 140 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A medida, mantida ao longo dos anos, estabelece um processo indireto de seleção, com a maioria dos candidatos sendo indicados pela prefeitura.
No entanto, a atual prefeita, Cristiane Bulhões, filha da gestora que criou essa lei controversa, contestou a decisão do juiz Dr. Kleber e buscou uma liminar com o desembargador Paulo Zacarias para manter o processo de eleição indireta. A motivação por trás disso levanta questões sobre interesses ocultos, já que a eleição indireta permite a influência em conselhos operários específicos, colocando em dúvida a transparência e a imparcialidade do processo.
O Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, representado pelo advogado Edson Magalhães, entrou com uma ação buscando a realização da eleição de forma direta. Santana do Ipanema é o único município do Brasil que mantém a eleição indireta, e essa situação é vista como um ponto de preocupação.
Caso o Tribunal de Justiça decida derrubar a liminar do desembargador Paulo Zacarias, a eleição que ocorrerá no dia 1º de outubro terá que ser realizada de acordo com o que determina a Constituição Federal, ou seja, de forma direta, envolvendo toda a comunidade. Isso resultaria na anulação da votação que está prevista para ser realizada por um grupo seleto de associações comunitárias.
A comunidade de Santana do Ipanema está ansiosa por uma resolução desse impasse, que tem impedido a eleição direta para os conselhos tutelares, como estipulado pela Constituição Federal. O Conselho Nacional de Justiça já está ciente da situação e das ações do desembargador Paulo Zacarias, que desconsidera a determinação do juiz da primeira vara e do Ministério Público em Santana do Ipanema. A questão permanece como um ponto de destaque na agenda legal do município e uma preocupação em relação aos direitos das crianças e dos adolescentes na região.
Mais lidas
-
1ARTIGO
Dulce Melo escreve: "Um marginal travestido de policial militar"
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3TENSÃO
Major reformado invade casa da ex-companheira e faz reféns em Maceió
-
4CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
5OCIDENTE
Zelensky perdeu contato com a realidade e se tornou perigoso para o Ocidente, diz coronel dos EUA