Geral

Volta a chover no RS e Porto Alegre começa a sofrer com temporais

beatriz.albuquerque 13/09/2023

Voltou a chover forte nesta quarta-feira em várias cidades do Rio Grande do Sul, e os temporais chegaram a Porto Alegre.

À tarde, o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, comunicou na página do município que trabalha com foco nas regiões ribeirinhas, tanto na Zona Sul quanto no bairro Arquipélago.

Segundo medição realizada pela Defesa Civil na Ilha da Pintada, o rio Guaíba ultrapassou a cota de alerta, de 2 metros e ainda há tendência de elevação.

Sebastião Melo pediu para que as pessoas que moram nas áreas de risco "não esperem os arroios encherem e tomem a decisão de ir para casa de um familiar, ou buscar acolhimento junto à prefeitura".

Morador de Porto Alegre, o advogado Alexandre Anhaia, relata preocupação com medidas preventivas aos alagamentos e a situação de municípios do interior do estado.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta quarta-feira alerta para inundação dos rios Gravataí, Arroios São Lourenço e Caraá. No momento, há onze trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais. O número de vítimas segue em 47 e de desaparecidos, nove.

Para amanhã, quinta-feira, o Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, considera muito alta a ocorrência de eventos hidrológicos no Sudeste do estado devido a previsão de continuidade da chuva na faixa leste, próximo do litoral. 

O acumulado de chuvas, as condições do solo e ventos favorecem a ocorrência de alagamentos e a elevação dos níveis dos rios e córregos da região.

Geral Brasília 13/09/2023 - 20:04 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional Chuvas RS quarta-feira, 13 Setembro, 2023 - 20:04 2:35