Geral
Alurb realiza atividades sustentáveis em escola no Jacintinho

A semana começou com muito aprendizado para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João XXIII, no bairro Jacintinho. O motivo foi a visita dos educadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), levando orientações e uma oficina de brinquedos fabricados com recicláveis, durante toda a segunda-feira (11).
Ao todo, mais de 100 crianças, que estudam nos turnos matutino e vespertino, participaram da atividade. Além de aprender mais sobre a preservação do meio ambiente, os pequenos colocaram a mão na massa na produção de brinquedos como cataventos e carrinhos utilizando materiais plásticos.
A coordenadora do Cmei, Edlucia Pontes, destacou a importância da ação. "Pretendemos que as crianças compreendam que tudo pode ser reaproveitado e demonstrem, na prática, a relevância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Por meio dessas ações, as crianças percebem a importância da reutilização de materiais que podem ser reciclados trabalhando assim a ideia de Lavoisier, que diz: 'Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma'", disse.
"A ideia é que elas relacionem a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construam propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem, descarte de materiais consumidos em casa, na escola ou no entorno tornando-se cidadãos protagonistas e participativos para uma sociedade sustentável", acrescentou Edlúcia.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, explica que as crianças são grandes multiplicadores de boas ideias, incentivando familiares a realizarem uma preservação adequada. "Crianças aprendem as coisas mais rápido e podem levar isso para seus pais, tios e ajudar na preservação. Além disso, vão se tornando adultos mais responsáveis à medida que vão aprendendo coisas interessantes durante a infância. Ações como essas são importantes para o desenvolvimento deles", afirmou.
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista