Geral
Tuberculose: sintomas, causas e tratamento
SUS oferece tratamento gratuito que leva de seis meses a um ano

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. Seu principal sintoma é a tosse que perdura por 3 semanas ou mais. O tratamento é feito com antibióticos e dura de seis meses a um ano. Ele pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entrevista: 'Depois de experimentar diversas dietas ao longo da vida, percebi que a saúde não se baseia em restrições', diz atriz Flavia Alessandra
Fé, sono e cigarro: As 10 dicas do cardiologista Roberto Kalil para manter o coração saudável; veja vídeo
Quais são os sintomas da tuberculose?
Os principais sintomas da tuberculose são:
Tosse que dura 3 semanas ou mais;
Febre baixa geralmente à tarde;
Sudorese noturna;
Emagrecimento acentuado;
Cansaço excessivo;
Falta de apetite;
Palidez;
Rouquidão.
O que causa a tuberculose?
A tuberculose é principalmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. Embora mais raramente, ela pode ser provocada por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti.
Resgatado na rua: Cão é diagnosticado com raiva em São Paulo; doença é letal em quase 100% dos casos e pode afetar humanos
A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa em fase ativa da doença e sem tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, calcula-se que, durante um ano, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença. A bactéria é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes. Por essa razão, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.
Como é feito o diagnóstico da tuberculose?
O diagnóstico da tuberculose é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia).
Há mais de três dias sem dormir: Wesley Safadão anuncia pausa na carreira por crises de ansiedade; veja 5 maneiras mais erradas de combater a condição
Como é o tratamento da tuberculose?
O tratamento da tuberculose dura de seis meses a um ano, é gratuito e está disponível no SUS. São utilizados quatro tipos de medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada e sem interrupções, até o final. Caso contrário, a doença pode se tornar resistente aos remédios e se espalhar para outros órgãos e sistemas do corpo.
Como prevenir a tuberculose?
A melhor forma de prevenir a tuberculose é com a aplicação da vacina BCG. O imunizante deve ser aplicado em bebês recém-nascidos. As crianças com menos de 5 anos podem receber a vacina. A BCG protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
O contágio também pode ser evitado com tratamento adequado de pessoas infectadas. Além disso, é importante ficar em ambientes com boa circulação de ar e incidência de luz solar.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5LIVE
Quem era a influenciadora mexicana assassinada durante live no TikTok